Fechar
GP1

Política

Ciro defende intensificação do combate a incêndios no Piauí

“No Piauí, os registros de incêndios vêm se tornando uma absurda e incômoda rotina. Todos os anos, o fogo faz parte das preocupações das pessoas, das empresas, das prefeituras”, afirmou.

Os graves incêndios ocorridos em todo o Piauí na última semana foram tema de discurso realizado pelo senador Ciro Nogueira (PP). Ao lamentar os fatos, ele informou que, somente entre os dias 9 e 14 de outubro, foram registrados 863 focos de incêndio no Piauí, totalizando 1.186ocorrências apenas na primeira quinzena deste mês.

“No Piauí, os registros de incêndios vêm se tornando uma absurda e incômoda rotina. Todos os anos, o fogo faz parte das preocupações das pessoas, das empresas, das prefeituras”, afirmou.

Ciro ressaltou, entretanto, que o problema dos incêndios não está restrito ao Piauí. Outros estados brasileiros também apresentaram números alarmantes: na primeira quinzena de outubro foram registrados 2.908 casos no Maranhão, 2.016 no Pará e 1.293 no Tocantins.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ciro NogueiraCiro Nogueira

O senador defendeu a expansão dos investimentos em equipamentos de combate ao fogo em áreas de mata no Piauí, além do aumento de suporte a bombeiros civis nos municípios.

Considerou também, ser necessário que a população se conscientize sobre ações que podem gerar incêndio acidental e alertou quanto à prática criminosa que ainda se vê em muitas regiões. “Há que se adotar uma política pública permanente de prevenção a incêndios em áreas de vegetação em todo o país”, disse.

Solidariedade

Apesar da gravidade da situação, porém, Ciro ressaltou que os incêndios reafirmaram o perfil generoso dos piauienses. Em demonstração de solidariedade, a população se mobilizou em campanhas de arrecadação de alimentos, material de higiene, roupas, calçados e colchões para minimizar os danos às famílias afetadas pelos incêndios. “A força e o amor das pessoas para ajudar o próximo surgiram em meio às cinzas e isso é para se aplaudir de pé”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.