Fechar
GP1

Piauí

CNBB lança carta e critica participação de padres nas eleições

A mensagem foi assinada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e pelos bispos de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e administradores Diocesanos de Oeiras, Floriano e Campo Maior.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Regional Nordeste IV, divulgou por meio de nota, uma Carta Pastoral, na qual incentiva a participação da população nas eleições, para que assim os municípios brasileiros e o Brasil como um todo seja “um país democrático, sem corrupção, socialmente igualitário, economicamente justo, ecologicamente sustentável, sem violência, discriminação, mentiras e com oportunidades iguais para todos”.

Na carta, há uma crítica sobre a participação partidária de padres. “A participação partidária dos padres conflita com a sua missão própria de configuração do Cristo Pastor. Assim como o leigo não pode substituir o pastor, o pastor não pode substituir os leigos e leigas no que lhes compete por vocação e missão”, diz o documento.

  • Foto: PantokratorArcebispo de Teresina, Dom Jacinto BritoArcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito

No entanto, incentiva a candidatura dos cristãos que tiverem vocação para o cargo. “A Igreja Católica não assume nenhuma candidatura, mas incentiva os cristãos leigos e leigas, que têm vocação para militância político-partidária, a se lançarem candidatos. Queremos motivar os cristãos leigos e leigas, inspirados na fé que vem do Evangelho, para assumir, de acordo com sua vocação, competência e capacitação, serviços nos Conselhos de participação popular, como o da Educação, Saúde, Criança e Adolescente, Juventude, Assistência Social, etc.", afirma outro trecho.

A mensagem foi assinada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e pelos bispos de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e administradores Diocesanos de Oeiras, Floriano e Campo Maior.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.