Fechar
GP1

Política

Coligação de Zé Filho pede a suspensão de pesquisa do Instituto Amostragem

A assessoria alega que a pesquisa induz o eleitor a votar no candidato Elmano Férrer (PTB).

A assessoria jurídica da coligação "Piauí no Coração", encabeçada pelo governador e candidato à reeleição Zé Filho, ingressou nesta terça-feira (19) com mandado de segurança, no Tribunal Regional Eleitoral, pedindo a suspensão de pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação.

A assessoria alega que a pesquisa induz o eleitor a votar no candidato Elmano Férrer (PTB), como informa reportagem do GP1.

Segundo o advogado Emmanuel Fonseca, da assessoria jurídica do candidato Wilson Martins, ao tomar conhecimento da pesquisa, a assessoria ingressou na terça com um mandado de segurança pedindo a suspenção da pesquisa, através da representação de nº 984-86.
Imagem: Jociara Luz/GP1Wilson durante a missa em ação de graçças aos 162 anos de Teresina(Imagem:Jociara Luz/GP1)Wilson Martins
Segundo o advogado, a pergunta de número 9, induz o eleitor a votar no candidato Elmano Férrer. Antes de perguntar, o Instituto afirma: “Na eleição Lula, Dilma e Wellington Dias apoiam Elmano, O Veín Trabalhador, para Senador”. Em seguida é feita a pergunta se o apoio levaria o entrevistado a apoiar ou não o candidato.
Imagem: Reprodução / TSEPesquisa do Instituto Amostragem induz eleitor a votar em Elmano para o Senado Federal(Imagem:Reprodução / TSE)Pesquisa do Instituto Amostragem induz eleitor a votar em Elmano para o Senado Federal
“Nessa pergunta está havendo uma indução do eleitor por relacionar o apoio de Lula e Dilma, além disso eles colocaram o slogan da campanha do Elmano, que é o Véin Trabalhador, sendo que na pergunta 10, referente ao Wilson Martins, só colocaram o nome dele. A forma como colocaram estavam induzindo o candidato”, disse o advogado.

A pesquisa está prevista para ser divulgada nesta quinta-feira (21), e por isso a assessoria acredita que o TRE deve julgar o mandado ainda hoje.

Encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, a pesquisa para aferir a intenção de votos para governador e senador no período de 16 a 19 de agosto custou R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais) e foi registrada com o número PI-00087/2014.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.