Fechar
GP1

Mundo

Papa cria comissão para incluir mulheres diaconistas

A Comissão de Estudos sobre Diaconistas foi criada nesta terça-feira (02).

  • Foto: Tiziana Fabi/Pool photo via APPapa FranciscoPapa Francisco

O Papa Francisco criou nesta terça-feira (02), a Comissão de Estudos sobre Diaconistas, com o objetivo de estudar a inclusão das mulheres presidindo algumas cerimônias litúrficas.

De acordo com documento divulgado pelo Vaticano, 12 pessoas farão parte do comitê de leigos e religiosos, sendo seis mulheres. O grupo terá como presidente o monsenhor Luís Francisco Ladaria Ferrer, que atualmente é secretário de Congregação para a Doutrina da Fé.

Segundo o pontífice, o grupo deve estudar o que eram os diaconatos femininos na igreja primitiva, que são mencionados em algumas passagens bíblicas. "O que eram esses diáconos femininos? Elas tinham ordenação ou não? Era um pouco obscuro. Qual era o papel das diaconisas naquela época? Constituir uma comissão oficial que possa estudar questão?", disse o papa em uma audiência ao ser questionado sobre o papel das mulheres na igreja.

De acordo com o site Terra, entre as mulheres que devem participar da Comissão, está a a professora da Universidade La Sapienza, de Roma, Francesca Cocchini, e a professora de Teologia na Universidade de Viena e membro da Comissão Teológica Internacional, Marianne Schlosser, além de religiosos e professores de universidades da França, Nova York e Madri.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.