Fechar
GP1

Piauí

Começam cursos para internas da Penitenciária Feminina

Cerca de 100 internas da Penitenciária Feminina de Teresina serão beneficiadas com curso de Embelezamento e Corte Costura.

 A aula inaugural do curso de qualificação profissional nas áreas de Embelezamento e Corte Costura, que vai beneficiar cerca de 100 internas da Penitenciária Feminina de Teresina, aconteceu nesta quarta-feira (29). A iniciativa faz parte do programa Qualifica Piauí, do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, com o objetivo melhorar o sistema penitenciário, promovendo recuperação e ressocialização das detentas.

Uma das internas, que está há quatro anos no sistema, vai realizar participar do curso. “Esse curso representa uma oportunidade que não temos lá fora, que é de adquirir conhecimento e de nos prepararmos para o mercado de trabalho”, diz.
Imagem: DivulgaçãoLançamento de cursos na penitenciária feminina(Imagem:Divulgação)Lançamento de cursos na penitenciária feminina

A gerente da Penitenciária Feminina, Socorro Godinho, enfatiza a importância do programa Qualifica Piauí que, ao proporcionar a profissionalização das detentas, possibilita avanços na melhoria do sistema como um todo. “Vivemos numa cultura de valorização do trabalho. Para as internas, o trabalho tem muito valor e aqui elas têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação e poder voltar para a sociedade com a possibilidade de autonomia financeira”, destaca.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, tem fomentado a realização de parcerias para execução de projetos nas penitenciárias do Estado, buscando, com a recuperação do interno, promover a ressocialização e combater a reincidência criminal. “Estamos avançando nesse projeto de oferecer qualificação de mão de obra às pessoas privadas de liberdade, pois um dia elas retornarão ao convívio da sociedade e precisam ser inseridas no mercado de trabalho”, pontua o gestor.

O curso de Embelezamento e Corte e Costura terá duração de 22 dias úteis e será realizado dentro de caminhão itinerante disponibilizado pelo programa Qualifica Piauí na unidade penitenciária, com toda a tecnologia necessária para o processo de qualificação das internas.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.