Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Comissão aprova criação de Universidade Federal em Parnaíba

Agora que foi aprovado, o projeto ainda terá que ser analisado para as comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado em todas el

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou projeto de lei encaminhado pelo poder executivo para criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), através de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Agora que foi aprovado, o projeto ainda terá que ser analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado em todas elas, irá para votação no plenário.

  • Foto: Nilson Bastian/Câmara dos DeputadosDeputado Luiz Carlos BusatoDeputado Luiz Carlos Busato

Encaminhado em maio de 2016 para a Câmara, o projeto prevê que a UFDPar será vinculada ao Ministério da Educação, terá sede e foro na cidade de Parnaíba. Dessa forma o  campus de Parnaíba da UFPI passa a integrar a UFDPar, tendo como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.

Com isso, serão criados 221 cargos efetivos de técnicos-administrativos em educação, 47 cargos de direção, 265 funções gratificadas e oito funções comissionadas de coordenação de curso, com recursos anuais estimados em R$ 13,5 milhões.

O deputado Luiz Carlos Busato foi o relator do projeto e afirmou que “é evidente que a oferta de ensino superior e a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos serão ampliadas, significativamente, promovendo o desenvolvimento econômico da mesorregião Norte Piauiense, a qual, segundo o Censo do IBGE de 2010, tem população superior a 300 mil habitantes. Destarte, a parcela mais carente dessa população, que mais sofre com a dificuldade de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, será a mais beneficiada com a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.