Fechar
GP1

Política

Comissão convoca chefe da Abin para explicar espionagem a Fachin

Na semana passada, a revista Veja relevou em uma matéria que o presidente Michel Temer havia acionado o serviço secreto brasileiro, para fazer uma devassa na vida de Edson Fachin.

Nesta quarta-feira (21) foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado a convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional e chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), general Sergio Etchegoyen, e do diretor-geral do órgão de inteligência, Janér Tesch, para prestarem esclarecimentos sobre a suposta espionagem ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal.

Na semana passada, a revista Veja relevou em uma matéria que o presidente Michel Temer havia acionado o serviço secreto brasileiro para fazer uma devassa na vida de Edson Fachin, com o objetivo de encontrar informações que pudessem fragilizar sua posição de relator da Lava-Jato.

  • Foto: Cristiano Mariz/VEJAChefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), general Sergio EtchegoyenChefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), general Sergio Etchegoyen

No Congresso, aliados de Michel Temer também tentaram constranger o ministro do STF buscando questionar a sua relação com Ricardo Saud, ex-diretor do grupo JBS. Executivos do frigorífico firmaram um explosivo acordo de delação que fora homologado por Fachin.

De acordo com a Veja, os requerimentos de convocação de Sergio Etchegoyen e Janér Tesch não estavam na pauta da comissão desta quarta-feira, mas foram incluídos na agenda a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor da medida, sob o argumento de que a audiência com os dois representantes da Abin seria urgente. A presidente da comissão, Regina Sousa (PT-PI), que é opositora ao governo, acatou o pedido.

A data da audiência ainda não está definida e Sergio Etchegoyen e Janér Tesch são obrigados a comparecer ao colegiado, já que o requerimento é em caráter de convocação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.