Fechar
GP1

Piauí

Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí toma posse

O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal de Picos e contou com a participação de representantes dos municípios atendidos pela bacia.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água (22), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realizou na cidade de Picos, a solenidade de posse dos novos membros eleitos para o biênio do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal de Picos e contou com a participação de representantes dos municípios atendidos pela bacia.

A posse dos novos membros do comitê foi presidida pelo secretário Ziza Carvalho que frisou a importância da participação dos representantes do poder executivo municipal das cidades que integram a bacia dos rios Canindé e Piauí, de entidades da sociedade civil e usuários de água, como líderes comunitários e trabalhadores rurais.
Imagem: DivulgaçãoMembros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí tomam posse(Imagem:Divulgação)Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí tomam posse
“O comitê é um espaço que temos para discutir os problemas e buscar soluções, apresentando ações e propostas para uma melhor gestão das águas da bacia. Este é o principal objetivo do comitê, visando o desenvolvimento sustentável e decidir, em momentos de crise, ações que minimizem os efeitos da seca, como o que fazer com a água das barragens do Semiárido”, ressaltou Ziza Carvalho.

O secretário destacou, ainda, que o tema mundial do dia da água é água e o emprego, ressaltando que de acordo com dados Organização das Nações Unidas (ONU), 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão a agricultura, indústria, silvicultura, pesca e aquicultura, mineração, o suprimento de água e saneamento, assim como quase todos os tipos de produção de energia. Esta categoria também inclui empregos em áreas como cuidados de saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas. “É preciso cuidar, preservar nossas potencialidades hídricas. O Piauí é rico neste setor, mas é preciso usar de maneira correta, respeitando o nosso meio ambiente. Assim poderemos continuar gerando mais renda e emprego no nosso Estado. O comitê, também, tem esse papel de fiscalizar nossos recursos hídricos”, enfatizou Carvalho.
Imagem: DivulgaçãoZiza Carvalho participou da posse(Imagem:Divulgação)Ziza Carvalho participou da posse
Amparados pela Lei Estadual nº 5.165, de 17/08/2000, os comitês de bacias são órgãos deliberativos, consultivos e normativos criados para participar do gerenciamento dos recursos hídricos de suas respectivas bacias hidrográficas. É composto por representantes do poder executivo estadual e dos poderes executivos dos municípios integrantes, além de entidades da sociedade civil e usuários da água, com atuação na área de recursos hídricos, que tenham sede ou representação na bacia hidrográfica. Sua finalidade é promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira do programa de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável daquela bacia.
Imagem: DivulgaçãoPresentes no evento(Imagem:Divulgação)Presentes no evento
Integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Anísio de Abreu, Arraial, Barra D’alcantara, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guaribas, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Itaueira, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jardim do Mulato, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Novo Oriente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Picos, Pio IX, Queimada Nova, Regeneração, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São Brás do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato,Simões, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Várzea Grande, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí, Wall Ferraz.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.