Fechar
GP1

Bizarro

Concurso público exige comprovante de virgindade

As candidatas terão de comprovar serem virgens por meio de atestado médico, com assinatura, carimbo e registro profissional do médico em questão.

Um concurso público para Polícia Civil da Bahia causou indignação por parte dos candidatos. Tudo isso porque o certame exige a comprovação de virgindade para candidatas a delegada, escrivã e investigadora.

O item do edital que libera mulheres "com hímen integro" de passar por "avaliação ginecológica detalhada, contendo os exames de colposcopia, citologia e microflora". Para isso, porém, as candidatas terão de comprovar serem virgens por meio de atestado médico, com assinatura, carimbo e registro profissional do médico em questão.

A Ordem dos Advogados do Brasil do estado da Bahia (OAB-BA) divulgou nota em que contesta a decisão.

Imagem: Reprodução Concurso público exige comprovante de virgindade(Imagem:Reprodução) Concurso público exige comprovante de virgindade

"Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino", diz o texto da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da entidade.

A Secretaria de Administração baiana disse que a situação é recorrente em "vários concursos públicos realizados no país". E que "não se configura uma cláusula restritiva, mas sim uma alternativa para as mulheres que, porventura, queiram se recusar a realizar os exames citados no edital". Com informações do Bol Notícias

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.