Piauí - Picos

Conferência discute política de assistência social em Picos

Conferência foi realizada no auditório da Escola Normal e contou com a presença de autoridades e representantes dos órgãos ligados ao setor.

JOSÉ MARIA BARROS

- atualizado

X Conferência Municipal de Assistência Social de Picos

Com o objetivo de debater o aprimoramento da política de assistência social foi realizada em Picos na última sexta-feira, 30, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório da Escola Normal e contou com a presença de autoridades e representantes dos órgãos ligados ao setor.

A conferência foi presidida pela secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, enfermeira Glória Saunders Martins e contou com a presença do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT); secretária de Cultura Marília Bezerra, representantes da sociedade civil organizada e populares.

Na abertura do evento a secretária Glória Saunders destacou a importância do debate no aprimoramento da política de assistência social, ressaltando a necessidade de se assegurar os direitos dos usuários do SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Keliny Barros, a conferência propiciou a oportunidade de se debater temas relevantes relacionados aos direitos da assistência social. Segundo ela, o debate permitiu o fortalecimento de propostas e garantias dos direitos já conquistados.

Presente à solenidade de abertura, o Padre Walmir disse que as conferências se traduzem em momentos objetivos e oportunos de voz e vez dos movimentos sociais, sindicatos e da sociedade para expressar sua opinião, sua participação na administração. A Conferência Municipal é uma preparação para as etapas estadual e nacional.

“Esse é um momento de expressarmos o nosso desejo de como avançar na participação social, como a sociedade deseja que a administração seja. Já temos essa parceria com a sociedade, pois sempre procurarmos dialogar com os movimentos sociais, com os sindicatos e outros setores” – garantiu o Padre Walmir.

Programação

Após a solenidade de abertura, foi lido e aprovado o regimento interno e em seguida a conferência magda com o tema: “A Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, a cargo da assistente social, Janaina Lucélia de Carvalho.

A segunda palestra foi proferida pela assistente social, Gracília de Carvalho Araújo, que abordou o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS: eixos temáticos e questões norteadoras”. Depois vieram os debates, apresentação das propostas para a XII Conferência Estadual de Assistência Social, eleição dos delegados e encerramento com entrega de certificados.

Mais conteúdo sobre: