Fechar
GP1

Piauí

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em São Raimundo Nonato

Durante a conferência, ocorreram palestras sobre os eixos temáticos Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude/São Raimundo Nonato) realizaram na sexta-feira (29), na cidade de São Raimundo Nonato, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Imagem: DivulgaçãoConferência em São Raimundo Nonato(Imagem:Divulgação)Conferência em São Raimundo Nonato
A conferência teve como objetivo elaborar propostas de trabalho que serão apresentadas na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina, pelos delegados que serão eleitos durante as Conferências Regionais.

O evento contou com a presença do secretário da Seid, Mauro Eduardo, que proferiu a palestra “Plano Nacional Viver Sem Limite”; do Prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira; da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Kátia Dias Guerra Ferreira; do secretário municipal de Saúde, Robson A. Barreto; da secretária de Educação, Rosa Amélia Ferreira da Silveira; da Secretária de Administração Ana Tereza Ferreira; da presidente da Associação Sãoraimundense de Deficientes Físicos (Asadef), Odete Castro; representando a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Cláudio Girão. Estiveram presentes, também, representantes de 12 municípios da região.

Durante a conferência, ocorreram palestras sobre os eixos temáticos Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social; e Interação entre os poderes federados. Além da entrega de Passe Livre para pessoas com deficiência de São Raimundo Nonato.
Imagem: DivulgaçãoConferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência(Imagem:Divulgação)Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Na oportunidade o secretário da Seid, Mauro Eduardo, falou dos resultados obtidos em outras conferências e anunciou a doação de uma emenda parlamentar da Deputada Federal e secretária de Educação do Estado, Rejane Dias, no valor de R$150 mil para aquisição de uma van adaptada para a Asadef. “As leis do Passe Livre e do Passe Cultura que foram propostas de outras conferências, hoje, são realidade na vida das pessoas com deficiência. E para melhorar, cada vez mais, as políticas públicas para as pessoas com deficiência vamos buscar o apoio da sociedade, do governo do Estado e do poder público”, afirma Mauro.

O prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira, falou da importância de realizar esta conferência no município e das ações que estão sendo realizadas. “Essa conferência é um marco na nossa cidade e vamos buscar, ainda mais, parcerias com a Seid e com o governo do Estado para melhorias na vida das pessoas com deficiência em nosso município”, destacou o prefeito.

O tema da conferência foi “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” e aconteceu no auditório do Senac, em São Raimundo Nonato.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.