Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia
24/07/2012 - 20h11
Verde urbano

Conheça 10 parques incríveis pelo Brasil

Em meio à loucura das grandes cidades, passar uma tarde em contato com a natureza é uma ótima opção.

Em meio à loucura das grandes cidades, que tal passar uma tarde em contato com a natureza? As opções são muitas e por isso, confira 10 ótimos parques municipais e estaduais para serem visitados, nos quatro cantos do país.

Imagem: Alfonso Abraham/Divulgação O Parque da Redenção, em Porto Alegre, é um dos mais bonitos do Brasil e possui atividades para todas as idades(Imagem:Alfonso Abraham/Divulgação) O Parque da Redenção, em Porto Alegre, é um dos mais bonitos do Brasil e possui atividades para todas as idades

Parque da Redenção, Porto Alegre, RS:
conhecido também como Parque Farroupilha, fica localizado na região central da cidade. Com uma área de 370 mil metros quadrados e projeto arquitetônico moderno, o parque é datado de 1935. O parque conta com 45 monumentos, um orquidário, um pequeno zoológico, cinco playgrounds, parque de diversão infantil e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino. Ainda oferece quadras de futebol, bocha, local para aluguel de bicicletas, aparelhos de ginástica, além de uma das melhores pistas de atletismo da região. Durante os finais de semana, o parque conta com atividades especiais como feira de antiguidades e artesanato e um programa especial chamado ‘Brinque Redenção’.

Parque 13 de maio, Recife, PE:
este foi um dos primeiros parques brasileiros a ser projetado, na década de 1860. Com 69 mil metros quadrado, o parque tem influência de paisagistas europeus, em que a flora da região é muito valorizada. No parque foram plantados dendezeiros, palmeiras imperiais, palmeiras-leque, paus-brasil, flamboyants, acácias, fícus-benjamim, paus-d’arco, além de árvores frutíferas tais como jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, jambeiros, abacateiros e tantas outras. Em seus postes de iluminação, vêem-se quimeras mitológicas: figuras com cabeça e busto de mulher, asas de águia e corpo de leão. Existem, ainda, equipamentos recreativos para crianças e adolescentes, tais como balanços e escorregos. Segundo a legislação municipal de 1979 do Recife, o parque 13 de maio foi declarado sítio de preservação histórica.

Parque do Barigui, Curitiba, PR:
este é dos maiores e o mais frequentados parques de Curitiba. Em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, O Parque Barigüi possui equipamentos de ginástica, sede campestre, churrasqueiras, restaurante, canchas poliesportivas, quiosques, Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça, parque de exposições, parque de diversão, pista de bicicross e aeromodelismo. No parque ainda é possível ver capivaras, socós, garças, gambas, tico-ticos, gansos. Se você quiser conhecer Curitiba do alto, no parque você pode alugar um helicóptero e sobrevoar a cidade.

Parque Tanguá, Curitiba, PR: o parque foi construído entre duas pedreiras e ocupa uma área de 235 mil metros quadrados. Localizado na região norte da cidade, o parque possui dois lagos e um túnel artificial, pelo qual os visitantes podem passear de barco. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros. Fica aberto ao público 24 horas

Cientec, São Paulo, SP: o parque, ligado à Universidade de São Paulo, oferece entretenimento educativo e de qualidade para crianças, jovens a adultos. Por meio de seus diferentes passeios, demonstrações e experiências, a ciência e a tecnologia ficam muito mais próximas do visitante. A vegetação típica da Mata Atlântica garante um passeio cheio de novidades, que não se restringe ao contato com a natureza.

Parque Estadual Mãe Bonifácia, Cuiabá, MS: com uma área de 77 mil metros quadrados, o parque possui cinco trilhas, equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica. A vegetação típica do cerrado compõe o cenário, cheio de pássaros pantaneiros e saguis.

Parque Municipal Lagoa do Peri, Florianópolis, SC: em área de 20 mil metros quadrados, o parque abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense, com 5 km de espelho d'água. O parque possui três áreas distintas. A primeira delas possui infraestrutura voltada para o lazer dos visitantes. A segunda é uma área de reserva biológica, contendo várias espécies vegetais como palmiteiro, cedros, gerivás e também várias espécies de animais, como jacarés, cágados, aves exóticas, sendo algumas pertencentes à lista de animais em extinção como a lontra e o jacaré do papo amarelo. A terceira parte do parque é composta por uma paisagem cultural, onde estão os assentamentos dos descendentes dos primeiros colonizadores açorianos, com seus engenhos de farinha e cana de açúcar.

Parque Burle Marx, São Paulo, SP: este é considerado o melhor parque da cidade, segundo o Sindicato da Arquitetura e Engenharia, devido à limpeza, acessibilidade e preservação da área. Localizado na zona oeste, o Burle Marx possui uma área de 138 mil metros quadrados, com vegetação arbórea nativa, na qual é possível encontrar aves, preás, gambas, em suas trilhas. Prática de Tai Chi Chuan, corridas, caminhadas, visitas à nascente e lago são as principais atrações do parque, que ainda conta com uma área especial para shows. Porém, no parque é proibido jogar bola, andar de bicicleta, patins e skate e fazer piqueniques.

Parque da Juventude, São Paulo, SP:
localizado na zona norte da cidade, o Parque da Juventude é um dos mais completos da capital paulista. Inaugurado em 2003, o parque foi construído onde ficava a casa de detenção Carandiru. Possui 10 quadras poliesportivas, pistas de skate, patins e de corrida. De segunda a sexta-feira há monitores para os esportes e aulas gratuitas de tae-kwon-do. Alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais, frutíferas e uma pequena reserva de Mata Atlântica de 16 mil m² compõem o Parque Central, onde é possível fazer caminhada, correr pelas trilhas e realizar passeio de bicicleta.

Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP:
este é sem dúvida, um dos parques mais famosos do país. Inaugurado em 1954, o parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 quilômetros quadrados, e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil metros quadrados.

Fonte: Terra

Keywords: brasil, parque, vegetação


Saiba mais sobre Turismo
Avalie:
Média de avaliações:
0 votos
Comente esta reportagem
Comentário
Escreva aqui seu comentário
De onde você é?
Escolha um Estado
Escolha sua Cidade
Quem é você?
Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

Comentários (0)

  • Não há comentários nesta notícia

Publicidade

tempo real


Publicidade