Fechar
GP1

Economia e Negócios

Contas de luz devem subir 9% devido a indenizações em 2017

Entre 2017 e 2024, consumidores terão que pagar cerca de R$ 65 bilhões via tarifa.

A indenização bilionária devida pelo governo às concessionárias de transmissão de energia, deve ser paga pelos consumidores e empresas gerando em 2017 um aumento médio de 8% a 9% nas contas de luz, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com informações do G1, no ano passado, a Aneel previa que essa conta geraria uma alta menor, de 5% na média. O índice no entanto, ainda pode mudar, pois o assunto passa por audiência pública. A indenização, de cerca de R$ 65 bilhões, será paga pelos próximos oito anos.

  • Foto: DivulgaçãoLâmpada Lâmpada

Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, mesmo que o impacto médio de 9% se confirme, essa alta vai ser inferior à redução dos custos com transmissão de energia nas contas de luz nos últimos anos. O repasse das indenizações às contas de luz está previsto para julho, quando será adicionado um custo extra nos reajustes das tarifas das distribuidoras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.