Fechar
GP1

Piauí

Controladoria Geral orienta órgãos para o controle da gestão pública

Darcy Siqueira alertou os órgãos para que cumpram o Decreto Estadual nº 11.434/2004 e criem ou retomem os Núcleos de Controle em cada órgão

A Controladoria-Geral do Estado recebeu, nessa quinta-feira (29), os novos gestores da Fundação Cultural do Estado (Fundac), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Empresa de Gestão de Recursos do Estado (Emgerpi) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o objetivo de orientá-los sobre as demandas de início de gestão.

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, juntamente com o controlador-adjunto da CGE, Gilberto Gomes, deram conhecimento dos trabalhos realizados pela CGE nos órgãos, em 2014 e prestaram orientações complementares para que façam uma boa gestão. “A CGE, como órgão central de controle interno do Poder Executivo, tem o papel de contribuir para a melhoria da gestão pública. Para isso, alinhado ao nosso planejamento estratégico, informamos os novos gestores sobre as ações da CGE realizadas nos órgãos, em 2014, buscamos saber se essas medidas foram adotadas e mostramos as providências que devem ser tomadas. Dessa forma, garantimos uma gestão mais eficiente”, informou o controlador.

Na ocasião, Darcy Siqueira reforçou a importância do controle interno nos órgãos e orientou sobre as principais responsabilidades de cada gestor. “A CGE também tem o papel de orientar os órgãos para que sigam as normas de controle interno, dentro da legalidade. Dessa forma, evita-se problemas futuros ao prestarem contas com o Tribunal de Contas do Estado”, disse o controlador.

Imagem: Paulo BarrosDarcy Siqueira- Novo Controlador Geral do Estado(Imagem:Paulo Barros)Darcy Siqueira- Novo Controlador Geral do Estado

Uma das ações imediatas da Controladoria para dar suporte aos órgãos é através do acompanhamento direto das ações nos Núcleos de Controle da Gestão. Darcy Siqueira alertou os órgãos para que cumpram o Decreto Estadual nº 11.434/2004 e criem ou retomem os Núcleos de Controle em cada órgão.

Em fevereiro, os servidores e gestores dos órgãos serão capacitados para o cumprimento das legislações vigentes quanto à realização de licitações e contratos, convênios, realização de Tomada de Contas Especial, orçamentos e finanças.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.