Fechar
GP1

Esportes

Copa do Mundo terá 48 seleções competindo a partir de 2026

Ampliação do Mundial foi proposta pelo atual presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O conselho da Fifa deve aprovar nesta terça-feira (10), em Zurique, na Suíça, mudanças no principal torneio de futebol do universo. A Copa do Mundo de 2026, ainda sem sede definida, deve contar com seleções de 48 países.

A ampliação do número de seleções foi uma das bandeiras da campanha do atual presidente da Fifa, o italiano Gianni Infantino. De acordo com informações da Veja, a mudança tem apoio da maioria dos integrantes do conselho da entidade e das associações nacional de futebol.

  • Foto: AP PhotoGianni InfantinoGianni Infantino

No entanto, há quem seja contra a ampliação da competição, como a federação inglesa e a associação alemã, a atual campeã do mundo. O novo formato deve ampliar o número de vagas de todos os continentes e deve abrir espaço para seleções que hoje não consegue se classificar, democratizando a competição.

As associações nacionais da África, Ásia e da América Central são as que mais apoiam o aumento do mundial. Uma das propostas em discussão é que as 48 seleções sejam dividas em 16 grupos de três. Os dois primeiros times de cada chave avançariam para a fase eliminatória até a definição da campeã do mundo. Atualmente o torneio é disputado por 32 seleções divididas em oito grupos de quatro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.