Fechar
GP1

Mundo

Coreia do Norte diz que EUA e Coreia do Sul podem iniciar guerra

Segundo jornal norte-coreano, “é uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte”.

A Coreia do Norte classificou neste domingo (03), os Estados Unidos e a Coreia do Sul como “belicistas”. Na segunda-feira (04), os americanos em parceria com os sul-coreanos iniciam o exercício “Vugulant Ace”, que mobilizará cerca de 230 aviões, entre eles caças invisíveis F-22 Raptor. Essa ação, que dura cinco dias, será realizada apenas pouco dias antes depois de o regime norte-coreano ter testado um míssil balístico intercontinental (ICBM), que tem a capacidade de atingir os Estados Unidos.

  • Foto: Jonathan Ernst/ ReutersDonald Trumpo e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-inDonald Trumpo e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in

O editorial do jornal Rodong, do Partido único no poder na Coreia do Norte, denunciou essas manobras. "É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que poderia levar a uma guerra nuclear a qualquer momento", afirma o jornal.

“Os belicistas americanos e sua marionete sul-coreana fariam melhor em lembrar que seu exercício militar dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido quanto um ato para precipitar sua autodestruição”, acrescentou o jornal em seu editorial.

No último sábado (02), o Ministério norte-coreano das Relações Exteriores acusou a administração de Donald Trump de "querer a guerra nuclear a qualquer custo" com essa simulação aérea.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.