Fechar
GP1

Mundo

Coreia do Norte diz que guerra pode começar a 'qualquer momento'

Kim In Ryong falou a comitê de desarmamento das Nações Unidas.

O embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas disse ao comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira (16), que a situação na península coreana atingiu um ponto em que “uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento”.

Kim In Ryong afirmou que a Coreia do Norte é o único país do mundo que foi submetido a "uma ameaça nuclear tão extrema e direta" dos Estados Unidos desde a década de 1970 e disse que o país tem direito de possuir armas nucleares para defesa própria.

O embaixador apontou a existência de exercícios militares anuais em larga escala usando "ativos nucleares" e disse que o mais perigoso é o que chamou de um plano americano para organizar uma "operação secreta destinada a remover nossa liderança suprema".

  • Foto: Spencer Platt/AFPKim In RyongKim In Ryong

Kim disse ainda que este ano, a Coreia do Norte completou sua "força nuclear do estado e, por isso, tornou-se a potência nuclear plena que possui os meios de ataque de diferentes alcances, incluindo a bomba atômica, a bomba H e os foguetes balísticos intercontinentais".

“Todo o continente americano está dentro do nosso alcance de disparo, e se os Estados Unidos se atrevem a invadir nosso território sagrado uma polegada sequer, não escaparão de punição severa em qualquer parte do globo”, advertiu.

De acordo com informações do G1, o discurso de Kim acontece após ameaças crescentes entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, além de sanções da ONU cada vez mais duras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.