Fechar
GP1

Piauí

Criança com câncer realiza o sonho de ir ao cinema pela 1ª vez

O passeio foi proporcionado através de voluntários da ONG Mundo Colorido, existente há três anos no Piauí, e marcado por muitas surpresas, diversão e lanches, uma realidade que toda criança g

Franciana Cardoso 1 / 5 Duda de 11 anos Duda de 11 anos
Franciana Cardoso 2 / 5 ONG Mundo Colorido ONG Mundo Colorido
Franciana Cardoso 3 / 5 ONG Mundo Colorido ONG Mundo Colorido
Franciana Cardoso 4 / 5 ONG Mundo Colorido ONG Mundo Colorido
Franciana Cardoso 5 / 5 Seu Cláudio, voluntário da ONG Mundo Colorido Seu Cláudio, voluntário da ONG Mundo Colorido

“Muita gente se divertiu e eu também me diverti”, disse animada a pequena Duda, que tem leucemia e foi uma das vinte crianças que realizam tratamento oncológico, entre elas, até adolescentes acompanhadas de familiares, onde no último domingo (9), em Teresina foram ao cinema pela primeira vez. O passeio, realizado em um shopping da Capital, foi proporcionado através de voluntários da ONG Mundo Colorido, existente há três anos no Piauí, e marcado por muitas surpresas, diversão e lanches, uma realidade que toda criança gosta.

O dia das crianças, mesmo tendo sido comemorado não exatamente no dia certo, proporcionou uma tarde inesquecível, um momento diferente da realidade das demais crianças e que foi marcado por lembranças e momentos especiais. Essas crianças, geralmente, vivem uma realidade diferente das demais, pois passam muitos dias em um ambiente hospitalar, onde são submetidos cotidianamente por procedimentos médicos em virtude do câncer.

  • Foto: Franciana CardosoDuda de 11 anosDuda de 11 anos

Mas esse domingo, nove de outubro de 2016, foi vivido por muitas e altas gargalhas, pois as crianças acolhidas pela ONG Mundo Colorido se deslumbraram com o universo do cinema, assistindo o filme infantil “Cegonhas”, que conta a história de várias cegonhas que entregam bebês em uma viagem selvagem e reveladora e, assim, inicia uma verdadeira missão no mundo.

Com poucas palavras, a pequena guerreira, Maria Eduarda, mais conhecida como Duda, de 11 anos de idade, falou que essa foi uma experiência divertida, inclusive por ter sido a primeira vez dela no cinema. “Eu achei muito legal. Foi muito legal. Muita gente se divertiu e eu também me diverti. Foi muito bom”, disse.

Sobre o filme, Duda destacou: “gostei muito. Foi muito engraçado”, já quanto a ONG Mundo Colorido, a pequena afirmou que já fez muitas amizades com os voluntários e que gosta de se divertir. Questionada sobre o principal sonho, quando deixar de ser criança e virar adulta, Duda respondeu de forma empolgada: “ah! Meu sonho é ser doutora”.

Voluntariado

Com a intenção de distrair, de realizar atitudes que produzam motivação e amor, cerca de 25 voluntários se disponibilizaram a ir atrás de “patrocinadores”, que pudessem colaborar para que o passeio ao shopping fosse um dia das crianças diferente dos demais dias de suas vidas, que são vividos dentro de um hospital, um local triste.

Com 45 anos de idade, e três filhos, o “seu Cláudio” destacou o significado do voluntariado para ele e falou também que acredita que essa é a principal missão dele, como ser humano: “o amor ao próximo”.

  • Foto: Franciana CardosoSeu Cláudio, voluntário da ONG Mundo ColoridoSeu Cláudio, voluntário da ONG Mundo Colorido

“A importância de ser voluntário para as crianças que tem câncer é muito ampla. Ajudam um pouco a compartilhar o tratamento que eles estão passando. Faz a gente se sentir parte da família deles. Para nós, voluntários, nos faz sentir útil e fazer com que no final, as crianças fiquem ‘livre’ do câncer, mesmo que de forma provisória e isso é o que eu acho mais importante”.

“Seu Cláudio” também falou sobre o passeio ao cinema. “A ação de domingo, que foi o passeio ao shopping para assistir ao filme, foi para mostrar que o câncer não é uma doença que possamos pensar que as crianças estão limitadas, mas que elas podem sim realizar muitas atividades. É claro, tem alguns cuidados, mas, sobretudo, é uma ação para não pensar na doença. É um momento de brincar com as crianças”, afirmou.

ONG Mundo Colorido

A ONG Mundo Colorido existe há quase 4 anos no Piauí e tem como principal objetivo prestar apoio às crianças que sofrem com alguma doença, ou que são órfãs, e até mesmo as famílias de crianças que têm carência financeira. Formada por jovens e adultos, os voluntários realizam ações voluntárias que proporcionam amor e diversão a ambientes hospitalares, orfanatos e comunidades carentes, através de atividades lúdicas, realização de sonhos, passeios divertidos e visitas periódicas, como proporcionando apoio emocional contínuo a essas mesmas pessoas, criando até laços de amizade.

Atualmente, a fanpage da ONG Mundo Colorido no facebook já tem quase oito mil curtidas. Através das redes sociais, os voluntários realizam campanhas para arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, livros, brinquedos e fraudas descartáveis. Além disso, é também incentivado a doação de leite materno, sangue e medula óssea.

Mesmo com a maioria dos voluntários morando em Teresina, crianças do interior do Piauí também são ajudadas através da ONG Mundo Colorido, que procura elevar a autoestima tanto das crianças, quanto dos pais que passam a maior parte do tempo hospitalizadas.

  • Foto: Franciana CardosoONG Mundo ColoridoONG Mundo Colorido

Ação voluntária do cinema

A ONG Mundo Colorido informou que durante trinta dias, os voluntários realizaram uma campanha para arrecadar dinheiro a fim de custear o passeio. O valor arrecadado foi de R$ 960,00, que foi utilizado para a compra de ingressos e lanches. O Cinépolis cobrou somente meia-entrada para todos os participantes da ação, a Vila dos Sonhos doou uma hora do espaço para as crianças brincarem, a Strada Turismo disponibilizou um ônibus para fazer o transporte das crianças, e a fotografa Franciana Cardoso registrou todos os momentos. As demais despesas ficaram por conta dos próprios voluntários.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.