Fechar
GP1

Piauí

Polícia Militar do Piauí forma 240 policiais em Teresina

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de segurança Fábio Abreu e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.

Na noite desta sexta-feira (29), aconteceu, na Quadra do Centro de Ensino Profissional (CEP), a formatura de 240 policiais que vão integrar a segurança pública do estado. A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de segurança Fábio Abreu e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto.

O evento desta noite finaliza as solenidades de formatura do novo efetivo do Piauí. Nesta quinta-feira, 85 soldados foram formados na sede do 4º Batalhão de Polícia, localizado no município de Picos.

Os 325 policiais, agora formados, devem ser distribuídos entre as cidades-polo e os municípios que fazem fronteiras com outros estados. Com isso, soldados que atualmente trabalham no interior serão deslocados para a capital para compor as forças da zona norte.

  • Foto: Jociara Luz/GP1Secretário de Segurança Fábio Abreu e governador Wellington DiasSecretário de Segurança Fábio Abreu e governador Wellington Dias

Wellington Dias explicou como o seu governo pretende dar garantias para a melhoria da segurança pública. “Contratação de mais policiais, as condições de segurança para o trabalho, as condições de equipamentos, estamos trabalhando fortemente com a tecnologia. Enfim, o ponto principal é essa integração, a integração tanto da área civil como a militar, a área do Ministério Público, do Judiciário. Eu acredito que começamos a colher resultado e temos ainda uma longa caminhada a fazer, mas se Deus quiser, eu estou animado, vamos vencer sim, cada vez mais a criminalidade”, disse.

Para o secretário de segurança Fábio Abreu, o reforço policial representa um passo importantíssimo para a segurança pública, em especial no que se refere ao policiamento ostensivo. "Para nós é importantíssimo o [reforço policial], com relação a segurança pública, principalmente, no que se refere a ostensividade. Foram policiais treinados durante esse período. Antecipamos esse treinamento, em função dessa necessidade. O governador, sensível a necessidade da Secretaria [de Segurança], autorizou que a gente conseguisse formar esses policias, antes do tempo que estava previsto, mas todos tiveram a carga horária necessária para a sua formação”, destacou.

Fábio Abreu afirmou que os soldados vão reforçar as unidades o interior, onde atualmente existe uma deficiência. “Agora nós teremos 325 policias militares a mais na nossa corporação, que vão estar desenvolvendo trabalho de policiamento ostensivo na parte principalmente do interior do estado e que vão reforçar algumas unidades, em que há uma deficiência muito grande de efetivo. Contamos com a participação desses profissionais a partir da sua nomeação que vai ser imediata, e que nós teremos essa capacidade para remanejar os policiais para a Capital, nós não podemos deixar de atender as necessidades da Capital, uma vez que aqui há uma quantidade maior de ocorrências e o objetivo é atendermos principalmente a região norte, que não foi contemplada com o efetivo da vez que formamos 400 policiais”, disse.

O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, chamou atenção para a quantidade de policiais já formados no governo Wellington Dias. “Nós estamos formando novos policiais, como fizemos ontem em Picos. Formando 85 novos policiais, totalizando entre Picos e Teresina, 325 novos policiais. São 724 policiais formados no governo Wellington Dias desde que assumimos o comando há um ano e meio. Esse é um planejamento que precisamos ter. O estado tem que se planejar para recompor os quadros da Polícia Militar. Nós não temos como fazer a segurança sem os policiais militares”, afirmou.

  • Foto: Jociara Luz/GP1 Governado Wellington Dias e coronel Carlos Augusto Governado Wellington Dias e coronel Carlos Augusto

O coronel também explicou como vai funcionar o deslocamento dos militares que atuam no interior do estado. “Temos esta preocupação com o estado de posicionar os policiais militares, a força pública na entrada do nosso estado. Nós vamos deslocar 80 policiais do interior, os mais antigos, para a vila Irmã Dulce. Temos uma preocupação com aquela região. Para os próximos dias, vamos determinar 10 viaturas e 80 policiais para aquela área. Vamos deslocar 100 policiais para o meio do norte do estado, Luzilândia, Piracuruca, Pedro II, e complementar o efetivo daquelas cidades como Castelo, por exemplo, que é uma preocupação nossa também. O fato é que hoje é um dia muito importante para nós, para a sociedade piauiense. Como disse são mais de 700 policiais formados na nossa gestão”, disse.

Carlos Augusto ainda agradeceu Wellington Dias pela preocupação com a área. “Agradecemos aqui de público ao governador Wellington Dias que tem autorizado a formação continuada da Polícia Militar desde que iniciou seu mandato”, declarou.

O novo efetivo deve integrar os postos e iniciar o trabalho a partir do dia 8 de agosto. Os soldados formados hoje devem se apresentar na próxima quarta-feira (03), e no dia seguinte devem ser destinados para o interior do estado, onde irão atuar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.