Fechar
GP1

Redenção do Gurgueia - Piauí

CRM constata abandono da saúde pública de Redenção do Gurguéia

O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, pontuou que falta resolubilidade na saúde pública do município.

Neste final de semana, o Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI e a Associação Médica Brasileira, Secção Piauí (AMB-PI), realizaram uma vistoria nos dois estabelecimentos de saúde pública (o hospital e a Unidade Básica de Saúde – UBS) de Redenção do Gurguéia, no Sul do Estado, e constataram um quadro precário nesse setor do município.

O CRM relatou erro no nome da fachada da unidade hospitalar, onde diz ser hospital de pequeno porte, mas o local não tem fichas de atendimento, não dispõe de farmácia, e faltam locais e materiais adequados para realização de vacinas e curativos, como também sala de inalação, equipamentos de reanimação cardiopulmonar, entre outros. Outra irregularidade constatada no local foi a presença de apenas um médico, que presta atendimento nas sextas-feiras à tarde. O Conselho Regional de Medicina do Piauí também teve informações de que às vezes esse profissional não aparece nem nesse dia.

  • Foto: Divulgação/CRM-PIIrregularidade na saúde pública de Redenção do GurguéiaIrregularidade na saúde pública de Redenção do Gurguéia

“Não há responsável técnico, o que é obrigatório pelas normas de saúde, não consta escala médica e, portanto, o CRM-PI irá encaminhar aos responsáveis pela saúde de Redenção do Gurguéia documento de Indicativo de Interdição Ética. O prazo para que as melhorias sejam providenciadas é de 30 dias. Caso a Secretaria Municipal de Saúde do município não cumpra as exigências imediatas que serão constatadas em relatório do CRM-PI, a unidade de saúde será interditada eticamente, ou seja, os profissionais médicos não poderão atuar no local”, citou o Conselho Regional de Medicina do Piauí em informativo enviado à imprensa.

O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, pontuou que falta resolubilidade na saúde pública de Redenção do Gurguéia e que os fatos constatados “contribuirão para serem tomadas novas medidas eficazes, com o objetivo de melhorar a saúde, assim como conseguimos que ocorresse em Parnaíba e até em Picos, onde a situação foi muito pior do que é hoje”, disse.

  • Foto: Divulgação/CRM-PILocal abandonado em Redenção do GurguéiaLocal abandonado em Redenção do Gurguéia
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.