Fechar
GP1

Piauí

Cultura do alho é revitalizada com parceria do Sebrae no Piauí

Jovens estão sendo incentivados a produzir no campo o alho livre de vírus.

Em Pedro II, município distante 195 quilômetros ao norte de Teresina, a cultura do alho está sendo revitalizada por meio de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Governo do Estado, prefeitura municipal, escolas agrícolas e Associação Piauiense dos Produtores de Alho.

Na região jovens produtores são estimulados a produzir alho nobre, livre de doenças. “Estamos capacitando diversos estudantes para que aprendam a cultivar o alho de forma eficiente. Para isso, diversas entidades estão unidas para promover a capacitação técnica e gerencial”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, Caú.
Imagem: Misael MartinsCultura do alho é revitalizada no Piauí(Imagem:Misael Martins)Cultura do alho é revitalizada no Piauí
Uma das ações que o Sebrae desenvolve são cursos na área de gestão e empreendedorismo. Nessas atividades, o estudante aprende como empreender e quais as atitudes e comportamentos que um empreendedor precisa desenvolver para ter sucesso no mundo nos negócios.

Além disso, técnicos da Embrapa estão acompanhando a produção de alho e fornecendo apoio técnico para os empreendedores rurais. “A Embrapa forneceu aos produtores, sementes de alhos que podem ser cultivados em um hectare. Além disso, realizamos consultorias para que o produtor possa iniciar seu plantio. O objetivo desse projeto de revitalização da cultura do alho é que cada família possa prosperar e ter mais uma fonte de renda”, afirma o engenheiro agrônomo, Hélio Antônio Rodrigues.

Paralelo a plantação de alho, os jovens produtores também estão sendo incentivados a fabricar molhos, temperos e outros artigos derivados do alho para que os pequenos negócios rurais possam oferecer maior diversidade de produtos.

Além de Pedro II, o projeto tem sido implantado nos municípios de Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, Sussuapara, Oeiras, São João da Varjota e Paes Landim . Ao todo mais de 30 famílias estão produzindo alho livre de vírus e podendo assim exercer uma atividade que possa gerar renda e emprego.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.