Fechar
GP1

Piauí

Cultura Negra Estaiada na Ponte reúne centenas de pessoas

A segunda edição do Cultura Negra Estaiada foi realizada na tarde deste sábado (30) e encerrou as comemorações do aniversário de Teresina

Encerrando as comemorações do aniversário de Teresina, aconteceu na tarde deste sábado (30) a segunda edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte, evento organizado pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) em parceria com os Movimentos Negros e de Terreiro e apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC).

A concentração iniciou no Parque Potycabana e o cortejo saiu às 17h em direção à Ponte Estaiada, com rituais de oferendas e execuções de hinos de origem africana. No estacionamento da Ponte aconteceram apresentações artísticas com os grupos Coisa de Nêgo, Os Cara Preta, Ilê Axé Oxaguian, Gomes Brasil, Ijexá e Iracema.

Imagem: Renato BezerraPonte Estaiada(Imagem: Renato Bezerra)Ponte Estaiada

Segundo Olavo Braz, secretário da SEMEST, o evento busca apresentar as diversas formas de produção, serviços e demais manifestações simbólicas da comunidade e cultura afro-descendente da capital, pedindo o fim da intolerância religiosa e promovendo a igualdade racial. “Trouxemos esses grupos para mostrar ao público a capacidade de sustentabilidade e inclusão cultural e criativa de caráter afro-brasileiro. Estamos apenas na segunda edição, mas temos certeza que esse Festival já faz parte da programação do aniversário da cidade, devido a sua força e energia”, disse Olavo.

O prefeito Firmino Filho acompanhou todo o cortejo e subiu no trio elétrico para saudar os participantes do cortejo. “Teresina deve muito à cultura negra e devemos celebrar todas as manifestações do sincretismo cultural e religioso que existe no nosso país, além de lutar com todas as forças para combater qualquer forma de preconceito e intolerância racial, sexual e religiosa”, afirmou.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.