Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Curso em Teresina desmistifica uso de contraceptivos

O curso que foi realizado em parceria com a Clínica Urogin e o Laboratório Lablife, fez a aplicação gratuita de Dispositivo Intrauterino (DIU), em 11 pacientes. 

Teresina sediou na última quinta-feira (17/08), o primeiro treinamento "Mirena, prática no dia-dia" com o palestrante Dr. Marcos Aurélio Albernaz, de Goiás. O curso que foi realizado em parceria com a Clínica Urogin e o Laboratório Lablife, fez a aplicação gratuita de Dispositivo Intrauterino (DIU), em 11 pacientes.

“O treinamento teve como objetivo desmistificar o uso dos Contraceptivos de Longa Duração Reversíveis, a nível ambulatorial e no consultório médico, como também rever as novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde quanto ao uso dos Contraceptivos de Longa duração Reversíveis [LARCs]”, explicou a médica Elisvania Rodrigues, presidente da Associação Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia e diretora técnica da Clínica Urogin.

Ainda de acordo com a médica, o uso de contraceptivos de longo prazo tem como objetivos o planejamento do número de integrantes da família, a programação do período ideal para a gravidez, a prevenção da ocorrência de gravidez de risco e o auxílio no controle da gravidez na adolescência. Além disso, ela garante que há efeitos não contraceptivos benéficos sobre outras patologias.

“A contracepção de longo prazo evoluiu a partir do conhecimento tecnológico da fisiologia reprodutiva. São considerados métodos contraceptivos de longa duração os que têm mais de três anos de duração, sendo estes: dispositivo intrauterino, cobre e levonogestrel, e implantes hormonais”, destacou a médica.

A vantagem dos LARCs e? a baixa taxa de falha, por independerem da ação diária da usuária para manter sua eficácia, sendo fortemente recomendados para grupos de baixa adesão, como adolescentes e mulheres que consomem bebidas alcóolicas. Entretanto, mesmo para população feminina em geral a taxa de eficácia dos LARCs e? superior a? dos métodos de curta duração, o que torna os primeiros uma excelente escolha contraceptiva.

“Os LARCs são consequência da evolução dos métodos contraceptivos e representam o melhor custo-benefício para o planejamento familiar geral, em especial no grupo de vulneráveis. Sua utilização deve ser incentivada e, quando necessária, desmistificada, para melhor adesão da paciente”, completou Elisvania.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.