Piauí

Cursos de Saúde da Uespi obtêm bons resultados no Enade

Curso de Enfermagem da Uespi teve nota 5 e elevou coeficiente no Enade.

- atualizado

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) divulgou o resultado dos cursos avaliados em 2016. Sete cursos da Universidade Estadual do Piauí fizeram a prova para avaliar os indicadores de qualidade da educação superior referente ao ano passado. A nota máxima do exame foi para o curso de Enfermagem, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Em 2016, os cursos avaliados na instituição foram de bacharelado das cidades de Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí. Entre os cursos mais bem avaliados em Teresina estão Enfermagem, com nota 5,0 e Fisioterapia nota 4,0, do Centro de Ciências da Saúde. Em Parnaíba, os cursos de Odontologia e Enfermagem, tiraram nota 4,0.

De acordo com a pró-reitora de Ensino e Graduação da Uespi, Ailma do Nascimento, a maioria dos cursos se mantiveram no conceito dos anos anteriores e, portanto, já era um resultado esperado. “Mas tivemos outro curso que saltou, de uma nota 4,0 para 5,0, que foi o caso da enfermagem. Isso ratifica toda a metodologia e planejamento que a instituição impõe”, declara.

A pró-reitora ressalta que os cursos que não atingiram um resultado satisfatório, a Administração Superior trabalha para que consigam evoluir, como foi o caso do curso de Agronomia de Teresina, que não tinha coeficiente e este ano elevou a nota para 2,0.

Nesse Enade, 195.757 estudantes fizeram a prova, onde 430.000 cursos foram avaliados, de 997 instituições de ensino. O exame realizado todos os anos nas universidades busca mensurar o desempenho dos estudantes, cursos e instituições de ensino superior.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nas provas são cobrados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, as competências e habilidades para a formação geral e profissional, como também o nível de atualização dos estudantes sobre a realidade brasileira e mundial.

MAIS NA WEB