Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Daniel Oliveira quer evitar que facções atuem no Piauí

Conforme o Depen, existem 26 facções criminosas no país.

A população piauiense está vivendo um momento de tensão, após dados de uma avaliação realizada pelos setores de inteligência do Governo Federal classificarem o Piauí como um dos cincos estados brasileiros que correm risco de uma rebelião dentro do sistema prisional. O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, afirmou na manhã dessa terça-feira (17), que Estado do Piauí é uma área que os grupos/facções desejam ingressar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Daniel OliveiraDaniel Oliveira

“Existem presos, principalmente detentos que são de outros estados que têm ramificações com essas organizações criminosas, dizer que esses grupos ou essas facções possuem uma presença maciça ou atuam aqui, eu diria que elas estão buscando. O Piauí, segundo avaliações que temos, assim como outros estados, digamos assim, que é uma área que eles querem ingressar, querem avançar. Nós temos todo o interesse de evitar isso, de manter um controle e uma disciplina desses detentos, garantir que a ordem e disciplina prevaleça no sistema prisional. Do ponto de vista prático e objetivo, na minha leitura não é nenhum extremo e nem outro”, disse o secretário.

De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) — que monitora a situação dos presídios, coordena políticas nacionais de inserção dos presos, acompanha e controla a aplicação da Lei de Execução Penal — reconhece a existência de 26 facções criminosas no país.

O secretario, Daniel Oliveira, relatou sobre o que pode evitar as possibilidades de rebeliões no Piauí. “A liberação de recursos do Governo Federal, teremos condições efetivas de junto com contrapartida do Governo do Estado apontar novos investimentos, melhorar o sistema prisional, e garantir a custódia do preso. Temos visto alguns estados em dificuldades, de modo que isso se deve a necessidade mais ainda de investimos na custódia e garantir ela com segurança e disciplina dos detentos no Piauí”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.