Fechar
GP1

Piauí

Décio Macedo preso pela PF tem ‘estreitas ligações’ com Henrique Pires

Empresas investigadas teriam assinado contratos de obras com recursos da FUNASA, na ocasião em que a fundação era presidida por Henrique Pires.

Na entrevista coletiva concedida ontem (21), logo após a deflagração da “Operação Pastor”, o procurador da República Patrício Noel da Fonseca e o delegado Albert Moura citaram os nomes de duas empresas que há tempos estão sendo investigadas, a Construtora Genipapo, Rubem & Rubem e uma terceira que não teria o nome revelado “para não atrapalhar as investigações.”

De acordo com PF, o grupo é investigado pelas práticas de peculato, fraudes em licitações, corrupção ativa e corrupção passiva.

  • Foto: Lucas Dias/GP1-FacebookHenrique Pires e Décio Macedo Henrique Pires e Décio Macedo

Em entrevista ao GP1, o procurador da República Patrício Noel da Fonseca, afirmou que “na região existia um grupo que fraudava licitações, desviava dinheiro público, mediante superfaturamento de obras públicas ou através de fraude na liquidação dos contratos, ou seja, se pagava por obras que não eram realizadas e, também, mediante utilização de documentação falsa para instruir prestação de contas junto ao Tribunal de Contas, a fim de disfarçar, dissimular as fraudes que eram perpetradas pelo grupo”, explicou.

GP1 revela o nome da 3ª empresa investigada pela PF

A terceira e misteriosa empresa é a Construtora Olho D´Água Ltda –ME, aberta em 2015 e que funciona no mesmo endereço da Construtora Genipapo, também investigada, com sede no município de São Raimundo Nonato. A construtora tem como sócios os três presos preventivamente por determinação da Justiça: o ex-prefeito Inocêncio Leal Parente, o empresário Décio Macedo e o ex-vereador Edgar Neto. A empresa foi aberta em razão das dívidas com o fisco e trabalhistas da Construtora Genipapo.

Veja comprovante de registro da empresa na Receita Federal

Obras no Piauí e na Bahia

A Construtora Olho D´Agua celebrou contratos com as mais diversas prefeituras, todos com recursos oriundos da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, mas chama atenção o que foi feito com a Prefeitura de Remanso, na Bahia, onde a empresa foi contratada por R$ 6.785.000,00 (seis milhões, setecentos e oitenta e cinco mil reais) para implementar sistemas de abastecimento de agua em área rural. O contrato foi assinado em 30 de junho de 2016.

Veja contrato celebrado com a Prefeitura de Remanso

A empresa também foi contratada pela prefeitura de São Gonçalo do Gurguéia para executar os serviços de implantação dos sistemas de abastecimento de diversas localidades da Zona Rural. O contrato no valor de R$ 1.614.623,89 (um milhão, seiscentos e quatorze mil, seiscentos e vinte e três reais e oitenta e nove centavos) foi assinado em dezembro de 2015 e os recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. As liberações ocorreram quando o engenheiro piauiense Henrique Pires ocupava a presidência do órgão.

Veja contrato celebrado com a Prefeitura de São Gonçalo do Gurguéia

O engenheiro é conhecido pela sua proximidade com o presidente Michel Temer e recentemente foi nomeado para exercer o cargo de Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, um dos mais importantes do Ministério do Turismo.

Sócio da empresa vai delatar

O ex-vereador e sócio na Construtora Olho D´Agua Ltda., Edgar Neto, vai fazer delação premiada e entregar a relação de prefeituras que participaram do esquema, as comissões pagas ao gestores e ex-gestores, a troca de votos e o nome do comandante do esquema que exerce importante cargo em Brasília e é pretenso candidato a cargo eletivo na eleição de 2018.

Outro lado

Procurado pelo GP1 na manhã desta quinta-feira (22), Henrique Pires rejeitou a ligação e em seguida enviou uma mensagem informando que não podia atender naquele momento. O GP1 continua aberto para quaisquer esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.