Fechar
GP1

Política

Decreto será revogado após 'ordem' ser restabelecida no DF

Segundo a nota, “o Presidente da República ressalta que não hesitará em exercer a autoridade que o cargo lhe confere sempre que for necessário”.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou, nesta quarta-feira (24), nota informando que o decreto do presidente Michel Temer que autoriza a presença das Forças Armadas nas ruas do Distrito Federal será revogado após a "ordem" ser restabelecida.

Segundo a nota, “o Presidente da República ressalta que não hesitará em exercer a autoridade que o cargo lhe confere sempre que for necessário”.

A assessoria da Presidência já havia divulgado uma mensagem de Michel Temer aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), no qual disse que o decreto tem como "única intenção" garantir manifestações "pacíficas", não "destrutivas".

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Temer autorizou a presença das Forças Armadas nas ruas de Brasília até o próximo dia 31 após milhares de pessoas ocuparem a Esplanada dos Ministérios para pedir a saída do presidente.

Durante o protesto, que começou pacífico, algumas pessoas entraram em confronto com policiais. Alguns manifestantes, mascarados, também atearam fogo em alguns locais próximos a ministérios.

Confira abaixo a nota na íntegra

As manifestações ocorridas em Brasília nesta data, como largamente apresentado aos meios de comunicação, produziram atos de violência e vandalismo que, lamentavelmente, colocaram em risco a vida e a incolumidade de servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios nesta capital federal.

Diante de tais circunstâncias, o Presidente da República, após confirmada a insuficiência dos meios policiais solicitados pelo Presidente da Câmara dos Deputados, decidiu empregar, com base no artigo 142 da Constituição Federal, efetivos das Forças Armadas com o objetivo de garantir a integridade física das pessoas, proporcionar evacuação segura dos prédios da esplanada e proteger o patrimônio público, tal como foi feito anteriormente em vários Estados brasileiros. Restabelecendo-se a ordem, o documento será revogado.

O Presidente da República ressalta que não hesitará em exercer a autoridade que o cargo lhe confere sempre que for necessário.

Secom/PR

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.