Fechar
GP1

Piauí

Defensores fazem palestras no VIII Seminário da Diversidade de Parnaíba

Evento encerrou nesta sexta-feira (4).

 Dando continuidade ao VIII Seminário da Diversidade de Parnaíba, a Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou, na tarde de quinta-feira (3), da programação do evento por meio das palestras proferidas pelos defensores públicos, Leandro Ferraz Damasceno e Igo Castelo Branco de Sampaio.

Com o tema “Ferramentas para construção de uma sociedade inclusiva e a concepção interpretativa do Direito”, o defensor público titular de Jaicós e mestre em Direitos Humanos, Leandro Ferraz, abordou questões sobre identidade humana, sociedade e inclusão das diferenças sexuais. Questionado sobre qual seria o melhor caminho para construir uma sociedade sexualmente inclusiva, Leandro Ferraz, foi categórico ao responder que filmes e livros seriam uma boa opção. “Penso que romances e filmes sobre os sofrimentos que sociedades preconceituosas impõem às outras pessoas, unicamente pela forma como manifestam sua sexualidade, seriam boas formas de sensibilizar para o problema, inclusive, contribuindo positivamente para a mudança comportamental da sociedade em si”, disse.

Igo Castelo Branco de Sampaio, defensor público Coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas e Presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Colégio dos Defensores Públicos do Brasil (Condege), proferiu a palestra “Violência e Discriminação ao LGBT na Família”. Durante sua fala, Igo Sampaio, enalteceu a importância de se pensar políticas pública e de educação para a conscientização dos direitos dos homossexuais, inclusive apresentou dados estatísticos e exemplos da violência que afeta cada vez mais a população LGBT. “Essa semana o Brasil testemunhou mais uma caso de violência por conta do preconceito homofóbico que a sociedade possui. Em Salvador, na Bahia, dois irmãos foram atacados por um grupo de pessoas porque estavam abraçados no meio da rua. Por conta do ataque, um deles morreu na hora e o outro ficou gravemente ferido e tudo aconteceu porque o grupo “confundiu” os irmãos com um casal homossexual, ou seja, houve uma perda humana simplesmente porque o grupo desconfiou do casal de irmãos. Isso é inadmissível em todos os sentidos”, completou.

Nesta sexta-feira (4), a programação contou com palestras voltadas para a temática dos direitos homoafetivos dentro da religiosidade.

O VIII Seminário da Diversidade de Parnaíba, que este ano teve o tema: "Quem sou eu para julgar", foi realizado pelo Grupo Unificado de Apoio à Diversidade Sexual de Parnaíba (Guará), em parceria com a 2ª Defensoria Pública de Parnaíba e a Escola Superior da DPE-PI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.