Fechar
GP1

Piauí

Defensores públicos são nomeados no Piauí após 13 anos de espera

Segundo a defensoria geral do Estado, a expectativa é que até o final do ano todos os outros aprovados recebam a nomeação.

Após 13 anos de espera, seis novos defensores públicos do Estado do Piauí foram nomeados, nesta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak. A cerimônia de nomeação teve a presença dos secretários de Governo, Merlong Solano; de Administração, Franzé Silva; de Segurança, Fábio Abreu; do Meio Ambiente, Ziza Carvalho; do deputado estadual João de Deus (PT), entre outras autoridades.

O concurso aconteceu em 2003 e teve 23 aprovados, mas somente agora, após entrarem na justiça, parte deles tomou posse na Defensoria Pública do Estado. São eles: Antônio Caetano de Oliveira Filho, Alexandre Christian de Jesus Nolleto, Christiana Gomes Martins de Sousa, Karla Araújo de Andrade, Maria Teresa de Albuquerque Soares e Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filhos.

Imagem: Andreia Soares/GP1Seis defensores públicos são nomeados no Piauí(Imagem:Andreia Soares)Seis defensores públicos são nomeados no Piauí

Segundo a Defensora Geral do Estado do Piauí, Hildete Evangelista, ainda haverá a nomeação de mais defensores públicos até o final de 2016. “Em 2008, prescreveu o prazo para a nomeação dos aprovados, pois o concurso foi homologado em 2004 e prorrogado por mais dois anos. Então eles [os aprovados] ajuizaram uma ação que foi até o STF (Supremo Tribunal Federal), julgado em novembro do ano passado, o que deu a eles o direito de assumirem o cargo. A ação inicial eram 23, destes apenas 19 continuam interessados, pois os outros passaram em outras comarcas. Agora é esperar os trâmites burocráticos, a publicação de acórdão e recursos do Estado, mas o acordo que chegamos foi que a cada quadrimestre sejam nomeados seis. A expectativa é que até o final do ano todos sejam nomeados”.

Imagem: Andreia Soares/ GP1Defensora Geral do Piauí, Hildete Evangelista(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Defensora Geral do Piauí, Hildete Evangelista

Para Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filhos, um dos defensores nomeados hoje, a sensação após tanto tempo de espera é satisfatória. “Foi uma luta muita grande, além de passar em um concurso, tivemos que ingressar com uma ação na Justiça para podermos ter o nosso direito. Foi uma ação demorada, bem complexa, mas houve o reconhecimento do STF, em uma votação por extrema maioria, de oito a três, então esperamos agora enfrentar esse nosso desafio e defender todos aqueles que precisam do nosso serviço.”

O governador Wellington Dias (PT) não compareceu à cerimônia. De acordo com Merlong Solano, ele está "adoentado, com crise de garganta."

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.