Fechar
GP1

Política

Defesa de Aécio faz 27 perguntas sobre áudio do dono da JBS

A expectativa é que a perícia dure ao menos 15 dias.

Nesta quinta-feira (25), a defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) entregou à Polícia Federal 27 perguntas para serem respondidas por peritos sobre a gravação de uma conversa entre ele e dono do grupo JBS, Joesley Batista, no fim de março.

Na conversa com o empresário, o tucano pediu R$ 2 milhões e também defendeu a aprovação da lei de anistia ao caixa 2 e a do abuso de autoridade, fato que motivou a Procuradoria Geral da República (PGR) a pedir autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o caso.

O áudio, como os gravadores usados para registrar conversas com o presidente Michel Temer, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), investigados junto com Aécio, foram entregues por Joesley em seu acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato.

A defesa de Aécio pede descrições detalhadas e técnicas dos arquivos digitais de áudio, bem como questionam se foram modificados após o registro da conversa.

“Realizar transcrição completa do conteúdo de todas as falas presentes nos arquivos periciados, com foco em metodologia pericial forense. Registrar todas as ocorrências onde pode haver: (i) incompreensão de palavras ou segmentos; (ii) inteligibilidade duvidosa; (iii) múltiplas hipóteses do que foi dito; (iv) alternâncias auditivas que possibilitam mais de uma transcrição; (v) sobreposição ou simultaneidade de falas; (iv) outros de interesse pericial”, diz um dos pedidos feitos.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoAécio NevesAécio Neves

Sobre os gravadores, a defesa questiona quem os manuseou desde a gravação, bem como os arquivos que foram deletados ou mantidos nos equipamentos.

De acordo com o G1, o Ministério Público Federal não tem dúvidas sobre a autenticidade do áudio, mas também mandou perguntas à perícia sobre a gravação, entre elas, se há montagens, trucagens, adulterações ou outras alterações na gravação que indiquem manipulação fraudulenta do áudio, e se a conversa apresenta coerência lógica e contextualização sobre o tema abordado entre os interlocutores. A expectativa é que a perícia dure ao menos 15 dias.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.