Fechar
GP1

Política

Déficit previdenciário no Piauí em 2016 é de R$ 1 bilhão

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirma que estão sendo estudadas estratégias para amenizar a situação.

A Previdência Social do Estado do Piauí é deficitária, isso significa que o conjunto das obrigações dela é maior do que o que recolhe. A arrecadação previdenciária se dá pela contribuição do servidor e a contribuição do Estado. Somando essas duas contribuições, quando o valor total não supre todos os direitos dos funcionários já aposentados (aposentadorias e pensões), há então o saldo negativo, chamado de ‘déficit’.

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, o déficit no Piauí é crescente. “Em 2014 foi de 600 milhões, mais de 700 milhões em 2015 e vai para um bilhão de reais esse ano”, declarou. “Para arcar com os direitos dos beneficiários, o Estado paga com recurso próprio, no qual esse valor poderia ser destinado para outras finalidades como educação, saúde, estrada, segurança, entre outros”, completou.
Imagem: Priscila Caldas/ GP1Secretário de Governo, Merlong Solano(Imagem:Priscila Caldas/ GP1)Secretário de Governo, Merlong Solano

Merlong Solano afirma que esse é um grave problema financeiro, mas que o Governo Estadual está estudando estratégias para tentar diminuir o déficit previdenciário do Estado. “Estamos adequando a legislação estadual à legislação federal e tentando criar mecanismos alternativos de capitalização da previdência, por exemplo, estamos tentando ver se é possível alugar uma parte dos imóveis do Estado para jogar dinheiro na Previdência, estamos fazendo um amplo programa de regularização fundiária, para ver se assim criamos um fundo rentável para tentar diminuir o tamanho do déficit.”

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.