Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deolindo Moura apresenta projeto de prevenção ao suicídio

Nesta quinta-feira (27), o parlamentar usou a tribuna da Casa para falar sobre a proposta.

O vereador Deolindo Moura (PT) apresentou, na Câmara Municipal de Teresina, projeto de lei que pede a implantação de medidas de prevenção ao suicídio na rede pública de ensino do município. Nesta quinta-feira (27), o parlamentar usou a tribuna da Casa para falar sobre a proposta.

De acordo com o projeto, as medidas de prevenção têm como objetivo discutir a questão do suicídio nas escolas e alertar para os possíveis indicadores e causas, de maneira a auxiliar os pais, responsáveis e a comunidade escolar a reconhecer uma situação de risco de suicídio; contribuir para a redução do índice de suicídios de jovens em Teresina e fomentar o debate sobre a questão, desenvolvendo ações, programas e projetos.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereador Deolindo Moura  Vereador Deolindo Moura

A proposta ainda sugere ações como a realização de palestras; formação de grupos de apoio com o auxílio de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais; transmissão de filmes educativos; elaboração de cartilhas; dentre outros.

Para apresentar o projeto, o vereador Deolindo Moura se baseou em índices da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens na faixa etária entres 15 e 24 anos.

O petista afirma que, embora a mídia tenha cautela em abordar o tema, o Poder Público precisa discutir a questão e criar estratégias para tentar evitar novos casos. "O suicídio é pouco abordado na mídia visto que algumas correntes falam em estímulo para novos eventos, mas nós, enquanto parlamentares, devemos olhar a situação com atenção e tentar criar projetos com o intuito de diminuir a ocorrência", disse.

Deolindo Moura também levou a questão para a secretária estadual de Educação, deputada Rejane Dias, que se comprometeu em apoiar a causa. "A secretária nos informou que vai levar o nosso projeto também para a Assembleia Legislativa do Piauí com o intuito de expandí-lo para as escolas da rede pública estadual", concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.