Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Deolindo Moura comenta aprovação de lei na Câmara de Teresina

A lei Nº 5.057/2017 é de autoria do vereador Deolindo Moura (PT), e foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) no início de agosto.

O vereador Deolindo Moura comentou a aprovação de uma lei municipal na Câmara Municipal que estabelece a proibição de cobrança de taxas por emissão e registros de documentos escolares na rede pública de ensino de Teresina. A lei Nº 5.057/2017 é de autoria do vereador e foi sancionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) no início de agosto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deolindo MouraDeolindo Moura

Ao GP1, Deolindo Moura informou que havia proposto a proibição da cobrança nos estabelecimentos de ensino público e privado, no entanto, a lei foi sancionada se aplicando somente à rede pública. “Foi aprovada apenas para a rede pública, o que já é uma vantagem. Muitas vezes você chega na escola e encontra taxas, seja para receber um histórico escolar, uma declaração, quando na verdade a educação é pública, porque já pagamos por ela e com a cobrança de taxas estaríamos pagando duas vezes”, declarou.

Segundo o parágrafo único da lei, fica proibido a cobrança para emissão de “Diplomas, certificados, certidões, declarações e históricos escolares em geral, como os que atestam programas de curso, horários e turno de aulas, estágio, planos de ensino, negativas de débito na instituição e na biblioteca, disciplinas cursadas, para transferência, colação de grau, conclusão de curso, atestados escolar [sic] e assemelhados”.

O não cumprimento da lei implicará em penalidades à direção dos estabelecimentos, como advertência e multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) à R$ 3.000,00 (três mil reais). Em casos de reincidência o valor é dobrado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.