Fechar
GP1

Política

Deputado apresenta requerimento solicitando prestações de contas do Fundeb à Secretaria de Educação

O requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos dos parlamentares presentes.

O deputado Firmino Filho (PSDB) apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira, 14/03, da Assembléia Legislativa do Piauí solicitando da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí cópia dos pareceres referentes à prestação de contas da aplicação dos recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico) emitidas pelo Conselho Estadual do fundo no período de 2008 a 2010. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos dos parlamentares presentes.
Imagem: Germana Chaves/GP1Clique para ampliarDeputado Firmino Filho(Imagem:Germana Chaves/GP1)Deputado Firmino Filho
O parecer do conselho do Fundeb relativo ao ano de 2010, que teve cópia publicada pela imprensa, apresenta várias denúncias de irregularidades na aplicação dos recursos do fundo que vão desde a compra vultosa de livros de um mesmo distribuidor sem o devido processo licitatório até o pagamento à vista dos produtos adquiridos antes mesmo da sua entrega ao setor competente, embora a compra tenha sido feita em pagamentos parcelados.

O objetivo do parlamentar é dar transparência à aplicação dos recursos que são destinados à educação e que deveriam contribuir para melhorar a qualidade do ensino, mas que, conforme as denúncias sofreram desvio de finalidade e acabaram sendo aplicados em outras atividades.

O relatório relativo à prestação das contas de 2010 do Fundeb mostra também que recursos específicos para aplicação no ensino público utilizados na manutenção de cursinhos populares o que, segundo o parecer do conselho do fundo, contraria as normas estabelecidas para a sua aplicação.

Para o parlamentar tucano é importante que todas as denúncias sejam esclarecidas, o que poderá ser feito a partir da análise do relatório que está sendo solicitado por intermédio do requerimento apresentado por ele e aprovado pelos deputados.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.