Fechar
GP1

Política

Deputado Luciano Nunes defende o distritão para a próxima eleição

“Nós precisamos de uma reforma, nosso sistema esgotou, faliu, e muito do que está acontecendo no Brasil hoje é decorrente desse fracasso no nosso sistema”, afirmou em entrevista ao GP1.

Em meio a discussão sobre a reforma política que deve ser votada na próxima terça-feira (22) na Câmara dos Deputados em Brasília, os representantes piauienses têm se dividido em relação aos pontos mais polêmicos da mudança, como o ‘distritão’. O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), em entrevista ao GP1, defendeu o ‘distritão’, ao contrário da deputada estadual Flora Izabel (PT) e da vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (Progressistas).

  • Foto: Priscila Caldas/GP1Luciano NunesLuciano Nunes

Para o Tucano, o distritão, que propõe o fim das eleições proporcionais, seria uma medida de transição para o modelo que, segundo ele, é o ideal: o sistema distrital misto, que estabelece que metade dos candidatos seja eleita de maneira majoritária, e outra metade de forma proporcional.

“O modelo que eu defendo é o voto distrital misto. Como não podemos aplicá-lo na próxima eleição por uma questão de tempo, nós podemos adotar uma regra de transição, que é o distritão. Eu particularmente não vejo nada de mais em relação ao distritão, não o vejo piorando o que nós temos. A população recebe de forma simpática, porque vai eleger os mais votados, uma regra bem clara, pois hoje as pessoas não entendem como um candidato que teve menos votos é eleito em detrimento do que teve mais votos”, afirmou.

Luciano Nunes avalia que a reforma se faz urgente, considerando a conjuntura do Brasil. “Nós precisamos de uma reforma, nosso sistema esgotou, faliu, e muito do que está acontecendo no Brasil hoje é decorrente desse fracasso no nosso sistema”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.