Fechar
GP1

Piauí

Deputado Nerinho comanda romaria a Canindé e Juazeiro no Ceará

A caravana com 22 ônibus e cerca de 1.100 romeiros deixou Picos por volta das 21 horas de ontem, 30 de outubro, e seguiu direto para a cidade de Canindé-CE.

Mantendo uma tradição iniciada em 1973 pelo seu pai, José Néri de Sousa,  o ex-prefeito de Picos, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado Nerinho (PTB), comanda neste ano mais uma romaria às cidades-santuários de Canindé e Juazeiro, localizadas no interior estado do Ceará.

A caravana com 22 ônibus e cerca de 1.100 romeiros deixou Picos por volta das 21 horas de ontem, 30 de outubro, e seguiu direto para a cidade de Canindé-CE, que festeja São Francisco de Assis. Antes da saída, eles rezaram e pediram proteção para que a jornada fosse tranquila e o retorno sem sobressaltos.

  • Foto: Gelimar MouraDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e JuazeiroDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e Juazeiro

De Canindé, eles partem para Juazeiro do Norte, aonde a festa acontece em devoção ao Padre Cícero Romão Batista. Na tarde de 2 de novembro, os romeiros retornam a Picos com as promessas renovadas e agradecimentos pelas bênçãos alcançadas. A viagem retrata o sentimento de fé e devoção a São Francisco das Chagas e Padre Cícero.

Esta é a 43ª romaria a Canindé e Juazeiro do Norte. A viagem foi idealizada em 1973 pelo então comerciante cearense José Néri de Sousa, depois prefeito de Picos por três mandatos. Há alguns anos a romaria vem comandada pelo deputado Nerinho (PTB), que desde pequeno acompanhava o pai nas viagens a Canindé e a Juazeiro.

Segundo o deputado Nerinho, o mais importante na viagem é agradecer por tudo o que aconteceu de bom na vida de cada um dos romeiros durante o ano. “Fizemos um esforço enorme para promovermos mais essa romaria e continuaremos realizando enquanto tivermos condições” – garante.

Até 2013 os romeiros viajavam em caminhões paus-de-arara, porém, desde 2014, por imposição do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal, o transporte das pessoas é feito em ônibus. Para Nerinho, a mudança não alterou em nada o sentido da romaria, pois o mais importante é a fé e a devoção que une essas pessoas em torno de um mesmo pensamento: o de agradecimento pelas graças alcançadas.

  • Foto: Gelimar MouraDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e JuazeiroDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e Juazeiro

Até há alguns anos eram realizadas duas romarias separadas. No início de outubro para Canindé e, em novembro, para Juazeiro do Norte. Como as despesas aumentaram muito em razão da proibição de se utilizar caminhões paus-de-arara, foi mudado o roteiro. Agora, numa viagem só os romeiros vão a Canindé e a Juazeiro do Norte, mas sempre mantendo a mesma devoção.

  • Foto: Gelimar MouraDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e JuazeiroDeputado Nerinho comanda romaria a Canindé e Juazeiro
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.