Fechar
GP1

Política

Deputados aprovam projeto que regulariza as terras do Piauí

O projeto prevê, entre outros pontos, a prioridade de compra das terras a quem estiver produzindo nelas. Além disso, o Estado irá arcar com todas as despesas cartorárias dos pequenos produtor

Nesta quarta-feira (02), os deputados estaduais aprovaram, na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, em primeira votação no plenário, o Projeto de Lei que trata da regularização fundiária das terras do Piauí. O projeto foi encaminhado para a Assembleia pelo Governo do Estado, que aposta na aprovação do projeto para ajudar sanear as finanças do Estado e evitar danos maiores, como um atraso na folha de pagamento dos servidores.
Imagem: Lucas Dias/GP1Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)(Imagem:Lucas Dias/GP1)Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)
O projeto prevê, entre outros pontos, a prioridade de compra das terras a quem estiver produzindo nelas. Além disso, o Estado irá arcar com todas as despesas cartorárias dos pequenos produtores.

O líder da bancada governista, deputado João de Deus, ressaltou a importância da regularização de terras no incremento da arrecadação do Estado.
Imagem: Lucas Dias/GP1João de Deus(Imagem:Lucas Dias/GP1)João de Deus
“O importante é que o Interpi tem agora um instrumento para que uma vez que essas terras, que são do Estado, regularizadas o Estado possa arrecadar mais. O Estado lançando mão de parte desse patrimônio, disponibilizando para os produtores do agronegócio, esse dinheiro vai para a previdência assim como pode ser utilizado para investir em outras áreas”, disse.

O deputado Rubem Martins (PSB) destacou que a discussão acerca deste Projeto de Lei envolveu todas as partes interessadas para que desse modo não haja um excesso de ações na Justiça.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado Rubem Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputado Rubem Martins

“Nós estamos fazendo alterações nessa lei de modo que ela venha a causar o menor impacto possível. Não adianta se produzir aqui uma lei que vai gerar judicialização generalizada, se ouvi aqui o agronegócio, através da FAEPI, se escutou com muita paciência a questão do agricultor familiar, através da FETAG, dos sindicatos”, disse.

Plano Estadual de Educação

Em uma audiência pública, os deputados iniciaram, nesta quinta-feira, as discussões acerca do Plano Estadual de Educação. Representantes dos docentes participaram da audiência, que contou também com a presença do Secretário de Governo, Merlong Solano. Os membros da CCJ decidiram que o tema merece um debate mais amplo, em uma nova audiência pública com data ainda a ser marcada.

O Plano Estadual de Educação traça as metas para a educação no Estado pelos próximos dez anos. Uma das metas do plano de educação, que tem por base o plano nacional de educação, tem causado bastante controvérsia nas casas legislativas de todo o país, é a inclusão de diretrizes que visem superar as desigualdades sociais e de gênero. Em junho, o assunto acirrou as discussões na Câmara Municipal de Teresina quando da votação do Plano Municipal de Educação, os vereadores aprovaram o texto sem a inclusão da discussão de gênero nas escolas municipais e excluíram do texto termos como LGBT e diversidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.