Fechar
GP1

Política

Deputados decidem pelo arquivamento da denúncia contra Michel Temer

Na votação foi analisado o relatório do deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG), que defendeu o arquivamento da denúncia e os deputados tiverem que dizer se eram a favor ou contra esse arquivament

A Câmara dos Deputados decidiu nessa quarta-feira (2) pelo arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot, após delação premiada realizada pelo empresário Joesley Batista. No total, votaram 492 dos 513 deputados, destes, 264 votaram contra a denúncia, 227 a favor e duas abstenções.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Na votação foi analisado o relatório do deputado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG), que defendeu o arquivamento da denúncia e os deputados tiverem que dizer se eram a favor ou contra esse arquivamento. Como são 513 parlamentares, eram necessários 342 votos “não”, ou seja, contra o relatório que pedia o arquivamento para que a Câmara autorizasse o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar o processo onde Temer é acusado de corrupção passiva.

Na votação, boa parte dos deputados que votaram “sim” pelo relatório, defenderam a permanência de Michel Temer, alegando que a saída do presidente prejudicaria o país. Já que com a investigação pelo STF, ele teria que sair por 180 dias da presidência e o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM) assumiria o comando do país até o julgamento do processo. Muitos deputados ainda aproveitaram o momento para defenderem as reformas que estão sendo apresentadas pelo governo.

  • Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoCâmara dos DeputadosCâmara dos Deputados

Já os parlamentares que votaram contra o arquivamento, uma boa parte defendeu a realização de eleições diretas e destacaram que cabe ao Supremo fazer a investigação e determinar se teve ou não crime por parte de Temer.

A denúncia contra Temer

Segundo o Ministério Público Federal, o empresário Joesley Batista gravou conversa com Michel Temer ocorrida no Palácio do Jaburu, no dia 7 de março deste ano, onde o presidente aparece indicando o ex-deputado Rocha Loures como seu homem de confiança com quem Joesley poderia tratar de interesses da JBS no governo.

Devidamente monitorado pela Polícia Federal, o ex-deputado Loures foi flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS, com quem, segundo as investigações da Procuradoria, teria negociado propina que poderia chegar ao valor de R$ 38 milhões. O MPF afirma que Loures agiu como um intermediário de Temer para receber a propina.

Nova denúncia

O procurador-geral da república Rodrigo Janot deve apresentar uma nova denúncia contra o presidente Temer, com base nas delações premiadas que foram realizadas. Ainda não há um prazo para apresentação da nova denúncia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.