Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Desembargador Erivan Lopes empossa 13 novos juízes substitutos

Os juízes foram nomeados no dia 2 de agosto. A expectativa era que fossem empossados 16 juízes, mas três estão com problema na Justiça.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 29 Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 29 Desembargador Ricardo Gentil Desembargador Ricardo Gentil
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 29 Chico Lucas presidente da OAB-PI Chico Lucas presidente da OAB-PI
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 29 Cleandro Moura, procurador geral do Estado Cleandro Moura, procurador geral do Estado
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 29 Mesa de Honra Mesa de Honra
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 29 Tribunal de Justiça Tribunal de Justiça
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 29 Posse de Juízes no TJ Posse de Juízes no TJ
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 29 Autoridades na posse dos novos Juízes Autoridades na posse dos novos Juízes
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 29 Magistrados e autoridades Magistrados e autoridades
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 29 Novos Juízes Novos Juízes
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 29 Tribunal de Justiça empossa novos juízes Tribunal de Justiça empossa novos juízes
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 29 Novos Magistrados Novos Magistrados
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 29 Anderson Brito Damata Anderson Brito Damata
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 29 Danilo Melo Danilo Melo
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 29 Denis Deangeles Brito Varela Denis Deangeles Brito Varela
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 29 Enio Gustavo Lopes Barros  Enio Gustavo Lopes Barros
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 29 Ermano Chaves Portela Martins Ermano Chaves Portela Martins
Marcelo Cardoso/GP1 18 / 29 Georges Cobiniano Georges Cobiniano
Marcelo Cardoso/GP1 19 / 29 José Sodré José Sodré
Marcelo Cardoso/GP1 20 / 29 Luciana Claudia Medeiros de Souza Luciana Claudia Medeiros de Souza
Marcelo Cardoso/GP1 21 / 29 Nauro Thomaz de Carvalho Nauro Thomaz de Carvalho
Marcelo Cardoso/GP1 22 / 29 Patricia Luz Cavalcante  Patricia Luz Cavalcante
Marcelo Cardoso/GP1 23 / 29 Roblido Peres Roblido Peres
Marcelo Cardoso/GP1 24 / 29 Tallita Sampaio Tallita Sampaio
Marcelo Cardoso/GP1 25 / 29 Uismeire Ferreira Coelho Uismeire Ferreira Coelho
Marcelo Cardoso/GP1 26 / 29 Juiz tomando posse Juiz tomando posse
Marcelo Cardoso/GP1 27 / 29 Posse dos novos magistrados Posse dos novos magistrados
Marcelo Cardoso/GP1 28 / 29 Discurso Erivan Lopes Discurso Erivan Lopes
Marcelo Cardoso/GP1 29 / 29 Discurso Tallita Sampaio Discurso Tallita Sampaio

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Erivan Lopes, empossou, na tarde desta quinta-feira (17), 13 novos juízes substitutos aprovados no último concurso. Os juízes foram nomeados no dia 2 de agosto. A expectativa era que fossem empossados 16 juízes, mas três estão com problemas na Justiça.

Em seu discurso, o presidente disse que é preciso que os novos juízes imprimam um modelo de gestão nas unidades onde vão trabalhar. “Queremos que cada um dos senhores imprima na sua unidade judiciária [seu modelo de gestão], eu vi hoje o ministro Coelho dizer que cada juiz é responsável pela administração do seu gabinete e da sua secretaria, se tudo der certo o mérito é dele, se der errado a culpa é dele”, afirmou.

O desembargador destacou os projetos do TJ que estão inscritos no Innovare, um dos prêmios mais importantes da Justiça brasileira. “Nós estamos com três projetos, do Tribunal do Piauí, classificados no Innovare. Nós temos um projeto chamado "Ressocializar para não prender", acontecia o seguinte: o indivíduo era preso pela polícia, trazido para audiência de custódia, se decretava preventiva, ia para o sistema prisional, era batizado pelas organizações criminosas e aquele que tinha praticado o crime, às vezes nem de tamanha gravidade, voltava para as ruas e voltava a praticar crimes. Precisamos quebrar esse ciclo vicioso”, destacou.

Para quebrar esse ciclo, o presidente disse que existe uma parceria entre o TJ, o Governo do Estado, a Sasc (Secretaria de Assistência Social do Estado) e algumas entidades privadas.

“Nós nomeamos psiquiatra, assistente social, e hoje o indivíduo quando é encontrado em situação de flagrante é conduzido para audiência de custodia aqui, de segunda a segunda, onde o primeiro lugar que ele passa é a identificação digital, programa desenvolvido pelo serviço de tecnologia e informação do próprio tribunal, o Banco de dados do tribunal, onde ele passa por um processo de identificação digital e fotográfica, passa pelo IML, que funciona dentro do fórum, vai para a nossa equipe multidisciplinar onde é feito um relatório psicossocial do acusado que sobe com ele para audiência de custodia e lá se o juiz, a partir desse relatório, entender que o crime que ele praticou tem na raiz, no fundo, a dependência química, é oportunizada a ele em alternativa à custódia, a inclusão no programa de tratamento por unidade terapêutica, que é bancada pelo Fundo estadual de combate à pobreza rural”, explicou.

Segundo o desembargador Erivan Lopes, em Teresina, existem 110 vagas e recursos da ordem de R$ 7,5 milhões para tratar dessas pessoas, podendo chegar a 600 vagas. “Esse programa está inscrito no Innovare com grande possibilidade de ganhar prêmio”, completou Lopes, afirmando que mais dois programas também estão inscritos no Innovare.

“A nossa vara de execuções penais de Teresina é modelo para o Brasil. Nós temos programas para pessoa com transtorno mental em conflito com a lei, nós adotamos uma política antimanicomial e hoje todas as pessoas são levadas ao hospital psiquiátrico onde de lá só sai quando o médico dá o atestado de recuperação, mas nós temos mais, nós criamos a residência terapêutica, que recebe a pessoa e ela tem período de adaptação para arrumar um emprego, e por último todos os presos condenados cuja execução tramita na vara de execuções penais de Teresina, sabe 60 dias antes a data da sua audiência monitória”, declarou o desembargador.

A intenção, segundo o presidente, é que ao final da sua gestão, todas as unidades judiciárias do Estado contem com um magistrado, um assessor do magistrado, um oficial de gabinete do magistrado e com pelo menos cinco analistas em apoio na secretaria.

“Eu poderia enumerar tantas outras ações que nós fizemos, mas o tempo é curto, e eu quero dizer para os senhores [juízes] que estão chegando que esse é o modelo de gestão que nós queremos imprimir ao Tribunal", finalizou.

Após a posse, a juíza Tallita Sampaio discursou em nome dos colegas que também foram empossados na cerimônia. "É um compromisso que não tem fim, uma tarefa tão grata quanto difícil, mas foi a ela que nos apegamos porque o desejo de promover uma sociedade justa e igualitária é a nossa ousadia. Ingressamos na magistratura estadual do Piauí convictos, porque como disse a ministra Carmem Lúcia, impossível é apenas um caminho novo que por covardia ou indolência não se é capaz de buscar o que precisa ser feito, e assumimos agora o compromisso de buscar esse novo caminho”, declarou a magistrada.

Confira abaixo a lista dos empossados

Georges Cobiniano
Patrícia Luz Cavalcante
Denis Deangeles Brito Varela
Nauro Thomaz de Carvalho
Ermano Chaves Portela Martins
Danilo Melo
Anderson Brito da Mata
José Sodré
Roblido Peres
Ênio Gustavo Lopes Barros
Tallita Sampaio
Luciana Cláudia Medeiros de Souza
Uismeire Ferreira Coelho

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.