Fechar
GP1

Piauí

Desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas morre em Teresina

O velório está sendo realizado na manhã desta segunda-feira (23) no cemitério Parque Jardim da Ressurreição. O sepultamento será a tarde no mesmo local.  

  • Foto: Divulgação/TJ-PIDesembargador Paulo Freitas Desembargador Paulo Freitas

O desembargador aposentado Paulo de Tarso Mello e Freitas, 86 anos, faleceu por volta das 5h da madrugada desta segunda-feira (23), no Hospital São Marcos, na cidade de Teresina, em decorrência de Alzheimer, doença que o comprometia há dez anos.

Ao GP1, o neto do desembargador, Júlio César de Carvalho Lima Filho, informou que o avô estava internado desde o ano passado para cuidar de uma infecção urinária.

"O vovô faleceu em consequência do Alzheimer, ele sofria da doença há mais de dez anos. Na verdade ele estava internado desde julho de 2016 para tratar de uma infecção urinária. Depois desse primeiro problema outros apareceram por conta do Alzheimer", informou o neto do desembargador que é filho do deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI).

 O velório está sendo realizado no cemitério Parque Jardim da Ressurreição. O sepultamento será à tarde no mesmo local. "Acredito que o sepultamento será realizado por volta das 12h30 no Jardim da Ressurreição onde o corpo está sendo velado", completou Júlio César Filho. 

O Tribunal de Justiça do estado do Piauí (TJ-PI) emitiu nota de pesar em decorrência do falecimento do desembargador.

Nota na integra

Paulo de Tarso Mello Freitas nasceu em Teresina, em 1930 e graduou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1953. Ingressou na vida pública como advogado, depois promotor (Teresina, Luzilândia e Miguel Alves).  Foi ainda Delegado de Segurança Pessoal e Ordem Pública, Diretor do Instituto de Criminalística, Delegado de Vigilância Geral e Capturas e vereador em Teresina, renunciando ao mandato para ingressar na magistratura, como juiz de Direito em São Miguel do Tapuio. Após passar por Miguel Alves, Piracuruca e Teresina, assumiu em 1971 o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, de onde foi corregedor-geral e presidente.

Além de renomado professor das disciplinas de as disciplinas de Direito Judiciário, Civil, Penal, Penitenciário, Eleitoral e de Organização Judiciária da Universidade Federal do Piauí - UFPI, foi o primeiro Juiz Auditor da Justiça Militar do Piauí; Jornalista; Diretor da revista Piauí Judiciário; Membro do Conselho Penitenciário; Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses; ocupando, também, uma cadeira na Academia Piauiense de Letras.

Aposentou-se como Desembargador em 2 de março de 1990.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.