Fechar
GP1

Economia e Negócios

Desemprego atinge 12 milhões no último trimestre

Dados do IBGE foram divulgados nesta sexta-feira (30).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (30) apontam que o desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto. É a maior série da Pnad, que teve início no primeiro trimestre de 2012.

Em relação à taxa registrada no trimestre anterior, houve um aumento de março a maio, quando ficou em 11,2% e em comparação à relativa ao trimestre encerrado em agosto de 2015, que atingiu 8,7%. Entre junho e agosto deste ano, havia 12 milhões de desocupados no Brasil, o que representa, segundo o IBGE, uma alta de 5,1% sobre o trimestre de março a maio de 2016 e 36,6% diante do mesmo período de 2015.

  • Foto: DivulgaçãoDesemprego cresce no paísDesemprego cresce no país

A população ocupada, no entanto, somou 90,1 milhões. De acordo com informações do G1, esse número, quando comparado ao trimestre anterior, recuou 0,8% e em relação ao mesmo trimestre do ano passado, atingiu 2,2%.

O coordenador de trabalho e rendimento do IBGE ressalta que o país perdeu uma grande quantidade de trabalhadores. “O contingente de pessoas ocupadas continua em queda em ambos os períodos de comparação. Nós voltamos ao patamar de 2013. E em um ano, esse contingente perdeu cerca de 2 milhões de trabalhadores”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.