Piauí - Picos

Desfile da Independência leva multidão a avenida na cidade de Picos

Milhares de pessoas lotaram as calçadas e as arquibancadas instaladas na avenida Nossa Senhora de Fátima.

JOSÉ MARIA BARROS

Desfile da Independência reúne milhares de pessoas em Picos

Como acontecem todos os anos no dia 7 de setembro, milhares de pessoas prestigiaram hoje pela manha o Desfile da Independência em Picos. Ao longo de toda a avenida Nossa Senhora de Fátima as calçadas ficaram lotadas de gente, assim como as arquibancadas instaladas na praça Josino Ferreira, onde foram montados dois palcos para as autoridades.

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), juntamente com o comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção, Marcus Bastos Lopes e o subcomandante do 4º Batalhão Policial Militar, major Francisco de Assis; abriram a solenidade cívica com o hasteamento do Pavailhão Nacional em frente ao Museu Ozildo Albano. Em seguida, desfilaram em carro aberto.

Ao longo de mais de duas horas 45 entidades passaram em desfile em frente aos palanques instalados na Praça Josino Ferreira. Os mais aplaudidos foram o Pelotão Mirim, a Força Tática da Polícia Militar e as pastorais sociais, que apresentaram algumas reivindicações.

Além do prefeito Padre Walmir, o Desfile da Independência em Picos foi prestigiado por várias autoridades, dentre as quais o vice-prefeito Edilson Alves de Carvalho (PTB); deputado estadual, Severo Eulálio Neto (PMDB); presidente da Câmara, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), vereadores e secretários municipais.

Avaliação

O Padre Walmir avaliou positivamente o desfile, considerado como tranquilo, e aproveitou para elogiar a organização. “Estamos felizes, principalmente pela expressiva participação do povo e das entidades que se fizeram presentes, dentre as quais as escolas municipais e os movimentos sociais, o Grito dos Excluídos, que sempre tem o seu espaço e o direito de se manifestar” – ponderou.

O comandante do 3º Bec, coronel Marcus Bastos Lopes, disse que o desfile atendeu as expectativas, pois contou com a participação expressiva da participação e das entidades. Segundo ele, o Batalhão sempre se faz presente nesses momentos cívicos, como é caso do 7 de setembro, dia da independência do Brasil.

Entidades

Dentre as entidades que participaram do desfile em Picos estavam a Banda de Música, APAE, secretarias municipais de Cultura, Trabalho e Ação Social, Saúde e Educação; Conselho Tutelar, Pelotão Mirim, Bombeiros Mirins, 9ª Gerência Regional de Educação e Escoteiros do Vale da Águia. Desfilaram ainda as lojas maçônicas, ciclistas, motoqueiros e a cavalaria.

MAIS NA WEB