Piauí - Teresina

Desfile do 7 de setembro reúne milhares de pessoas em Teresina

O evento acontece na Avenida Marechal Castelo Branco e teve início às 7h40 da manhã.

NAYRANA MEIRELES E THAIS GUIMARÃES

- atualizado

Desfile Cívico do 7 de Setembro reúne cidadãos em Teresina

O Governo do Estado em parceria com a Polícia Militar do Piauí estão realizando na manhã desta quinta-feira (07), o tradicional Desfile Cívico Militar do 7 de Setembro, em Teresina. O evento acontece na Avenida Marechal Castelo Branco. Pelo menos 7 mil pessoas devem desfilar na Avenida.

A bandeira foi hasteada por volta das 7h40 da manhã pela vice-governadora Margarete Coelho, representando o governador Wellington Dias; pelo coronel Alessandro do 2º BEC e pelo vice-prefeito Luiz Júnior, que representou o prefeito Firmino Filho. O hasteamento da bandeira marcou o início do desfile.

A vice-governadora Margarete Coelho, disse que a independência é uma conquista diária a ser vivenciada pelos brasileiros. “É que nesses momentos a gente relembra que a conquista da independência não foi um ato espontâneo, foi uma conquista de luta do povo brasileiro. E essa luta tem que ser diária, porque além de conquistar direitos e garantias, devemos também mantê-los e defendê-los para que eles permaneçam. Então a cidadania tem que estar vigilante e ciente das suas lutas pra que a gente não esqueça e pra que não haja retrocessos”, afirmou.

Para o vice-prefeito Luiz Júnior, o Desfile Cívico Militar é uma tradição que vai passando de geração em geração. “Esse evento tem uma importância enorme para a sociedade. Quero agradecer a todos os representantes das escolas que estão desfilando aqui hoje. Isso é muito bom, pois vai passando de geração em geração e faz com que nós sempre lembremos desse marco importante para a história do país”, disse.

Segundo o Coronel Carlos Augusto, a Polícia Militar do Piauí tem contribuído muito para a realização do evento. “Nós temos uma história. Estamos completando 195 anos de independência e a nossa Polícia Militar tem 182 anos. E o fato é que nós temos acompanhado as conquista da sociedade como uma instituição necessária da vida das pessoas. Nós temos o orgulho de ser brasileiros. É esse sentimento de patriotismo que todo brasileiro deve ter, porque nós temos que elevar a estima do nosso povo”, disse.

“Nós cultuamos muito o amor à pátria, o amor ao nosso estado, o amor as nossas pessoas, sobretudo a elas, para quem nós trabalhamos todos os dias. Nós temos fortalecido bastante essa atividade de prevenção com a participação da Polícia Militar e diversos segmentos da sociedade para ver se a gente consegue trazer a tão sonhada paz social que tanto lutamos”, ressaltou.

O coronel falou ainda sobre um projeto desenvolvido pela Polícia Militar que visa transformar as crianças em cidadãos. “Um exemplo da nossa participação na sociedade é o Plantão Mirim, que é um trabalho que nós temos muito importante de prevenção. É um trabalho que é feito com mais de 6 mil crianças no estado e nos deixa com aquele sentimento de colaboração, de estar fazendo algo pelas próprias crianças, pelas famílias, no sentido de evitar que elas entrem no mundo do crime e das drogas. Claro que temos grandes desafios. Mas o que nos orgulha muito é poder defender as pessoas, defender a sociedade todos os dias, essa é a nossa missão e é o que nos orgulha” completou.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu ressaltou a importância da participação jovem no evento cívico. “Embora toda essa revolução emblemática na política e na economia, mesmo com tanta coisa ruim, mas, isso [desfile] mostra que o brasileiro ainda espera algo de positivo. A gente observa a participação das crianças, dos jovens. Esse é o resgate da nossa esperança de que as coisas podem melhorar. O nosso projeto é algo para o futuro”, disse Abreu.

O espectador, Zuca Bala, disse que levou toda a família para assistir ao desfile. “Esse é um dia importante para a história do Brasil, por isso eu trago meu filho, minha esposa para prestigiar esse dia tão maravilhoso e solene que é o dia 07 de setembro”, disse.

Mais de 50 instituições participam do Desfile Cívico do 7 de setembro, dentre elas, escolas particulares, estaduais e municipais; tropas militares e entidades, como a maçonaria e os escoteiros. O desfile acontece há 12 anos na cidade de Teresina.

MAIS NA WEB