Fechar
GP1

Piauí

Detentos da cidade de Parnaíba recebem ações de saúde e cidadania

Segundo a Coordenadora de Saúde e a Gerente de Humanização da Sejus, Agatha Knitter e Eliana Sobrinho, os referidos projetos em execução são de extrema importância para população c

A secretaria Estadual de Justiça em parceria com a secretaria municipal de Saúde realizaram na semana passada na Penitenciária Mista Luis Fontes Ibiapina na cidade de Parnaíba mais uma etapa dos Projetos “Ação em Cidadania” e “Resgatando a Cidadania”.

Durante dois dias foram realizados pré-aconselhamento, distribuição de preservativos e gel lubrificantes, vacinação contra Hepatite B, difteria, tétano e febre amarela, distribuição de kits de higiene bucal (escova e creme dental) com orientações e prevenção da saúde bucal, atendimento médico, enfermagem e social, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar, expedição de documentos como Carteira de Identidade (com registro fotográfico), orientações dos benefícios Auxilio Reclusão, Bolsa Família, além do atendimento psicológico e social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Segundo a Coordenadora de Saúde e a Gerente de Humanização da Sejus, Agatha Knitter e Eliana Sobrinho, os referidos projetos em execução são de extrema importância para população carcerária do Estado, pois os mesmos garantem os direitos básicos dessa população “O Ação em Cidadania” e o “Resgatando a Cidadania” são projetos de suma importância para o sistema penitenciário, pois os mesmos previnem e tratam as patologias existentes, além da inserção da pessoa em situação de confinamento às políticas públicas”, explicam Agatha e Eliana.

Imagem: ReproduçãoDetentos de Parnaíba recebem ações de saúde e cidadania(Imagem:Reprodução)Detentos de Parnaíba recebem ações de saúde e cidadania

Na área da saúde foram vacinados 325 detentos. Na assistência social foram expedidos 55 registros fotográficos, 30 carteiras de identidades e 321 internos foram atendidos pelo CAPS e CRAS. Também houve 210 presos atendidos pela Previdência Social, além de distribuídos 400 kits de higiene bucal (escova e creme dental).

Os Projetos “Resgatando a Cidadania” e “Ação em Cidadania” existem desde 2011. O “Ação em Cidadania” realizou 1.440 atendimentos em todas as unidades penais da capital e o “Resgatando a Cidadania”, atendeu 410 detentos em quatro etapas realizadas nos presídios de Teresina.

Em 2012, o “Ação em Cidadania” e “Resgatando a Cidadania” já atendeu os detentos das Penitenciárias de Picos, Floriano, Esperantina, Bom Jesus e Parnaíba.

Colaboraram para a realização dos projetos “Ação em Cidadania” e “Resgatando a Cidadania” no presídio de Parnaíba as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Secretaria Estadual de Segurança, Defensoria Pública, INSS, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.