Fechar
GP1

Saúde

Detentos recebem orientações de prevenção ao diabetes

A ação fez parte do conjunto de atividades relacionadas ao Novembro Azul.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizaram atendimento a detentos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, que fica no município de Altos, com o objetivo de prestar orientações que ajudem a prevenir o diabetes, bem como fazer encaminhamentos no sentido do tratamento da doença.

A ação fez parte do conjunto de atividades relacionadas ao Novembro Azul, campanha realizada em nível nacional e que visa conscientizar a população acerca de cuidados que devem ser feitos com a saúde do homem, atuando nas áreas de prevenção, diagnostico e tratamento de doenças masculinas.

  • Foto: Divulgação/AscomDetentos recebem orientações sobre a prevenção do diabetesDetentos recebem orientações sobre a prevenção do diabetes

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Naila Ferreira, explica que os detentos atendidos que apresentaram taxas alteradas serão encaminhados para receberem atendimento no sistema de saúde. "Essa ação é importante para esclarecer o que é o diabetes e como se prevenir da doença", ressalta.

Na Major César, unidade penal de regime semiaberto, cerca de 120 reeducandos foram atendimentos individualmente, passando por testes de glicemia e medição da pressão arterial. De acordo com a Associação de Diabéticos do Piauí, o diabetes afeta mais de 200 mil pessoas no Estado.

  • Foto: Divulgação/AscomDetentos receberam atendimentoDetentos receberam atendimento

Para o reeducando José de Fátima, de 59 anos e que apresentou taxa de glicose normal, a ação foi importante para os detentos, na medida em que, segundo ele, “é um apoio a mais para as pessoas que, hoje, estão no sistema prisional, mas que também carecem de serviço de saúde”.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Saúde, Gisela Brito, destaca a importância da ação integrada entre Sesapi, Sejus e Associação de Diabéticos do Piauí. "Nosso objetivo é fazer a busca ativa nas pessoas privadas de liberdade. As pessoas serão encaminhadas ao serviço de saúde do sistema prisional serem acompanhadas”, pontua.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.