Fechar
GP1

Piauí

Detran-PI desenvolve atividades educativas sobre o trânsito

Os números são da Escola Piauiense de Trânsito relativos ao primeiro trimestre de 2017.

A educação é um instrumento capaz de formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos no trânsito. Ciente do papel educador, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), desenvolveu, no primeiro trimestre de 2017, mais de 60 atividades educativas, entre blitzen e palestras em escolas públicas e empresas. Além de percorrer nove cidades, alcançando mais de 76 mil pessoas, levando uma mensagem de reflexão sobre a importância da obediência às normas e regras do trânsito.

No mês de maio, o Detran inicia as atividades do Movimento Maio Amarelo, que traz como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, no intuito de despertar a conscientização da sociedade sobre a importância da direção segura. A programação contemplará exposição de carros batidos, blitzen educativa e palestras. Ações também serão desenvolvidas na cidade de Parnaíba.

  • Foto: Divulgação/AscomAção educativa no trânsitoAção educativa no trânsito

“O Detran acredita que educar não se limita somente a ensinar regras de circulação, como também deve contribuir para a formação do condutor, ao ponto que desenvolve situações reais, significativas e contextualizadas com o objetivo de melhorar o trânsito e reduzir o número de vítimas e acidentes”, explica a diretora da EPT, Jeovanna Moura, acrescentando que o órgão vem investindo de forma contínua na educação, na busca por fazer a sociedade refletir sobre o comportamento adotado e também contribuir para formar cidadãos responsáveis e comprometidos com a preservação da vida nesse ambiente.

  • Foto: Divulgação/AscomMovimento maio amareloMovimento maio amarelo

Para cada público, a escola tem uma forma de levar orientações sobre segurança no trânsito. Usando técnicas de abordagens interativas, recursos pedagógicos, de forma a permitir reflexões e agregar conhecimentos, chamando a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, dentre outros cuidados.

  • Foto: Divulgação/AscomDetran-PI realiza atividades educativas sobre trânsitoDetran-PI realiza atividades educativas sobre trânsito

“São atividades desenvolvidas tanto na capital como no interior ao longo de todo o ano. Seguimos um cronograma de ações, além de recebermos diariamente solicitações para a realização de atividades em municípios. Além das recomendações de segurança, nossas atividades também contam com a distribuição de materiais informativos sobre a Lei Seca, o perigo de não usar o capacete, de exceder a velocidade permitida da via. Tudo para conscientizar o pedestre, o motociclista, o motorista, todos que compõe o trânsito”, pontua Jeovanna.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.