Fechar
GP1

Brasil

Dez dicas para aproveitar melhor a Black Friday 2015

A sexta-feira de descontos está marcada para acontecer amanhã (27). Vários produtos e serviços entram na megapromoção.

Novembro é um dos meses mais esperados pelos varejistas brasileiros. O motivo é um só: a Black Friday. Na próxima sexta-feira (27), especialmente no comércio online, produtos aparecerão com descontos de até 80% em produtos de todas as categorias.
Imagem: DivulgaçãoBlack Friday está marcada para sexta-feira (27)(Imagem:Divulgação)Black Friday está marcada para sexta-feira (27)

A megapromoção é originária dos Estados Unidos e já é a terceira maior data com maior volume de vendas no Brasil, perdendo apenas para o dia das mães e do natal.

Os varejistas têm expectativas altas para a Black Friday, já que 2015 foi um ano fraco para os varejistas. São esperadas vendas entre 1,5 bilhão e 1,9 bilhão de reais, cerca de 12% a mais do que as vendas em 2014.
Imagem: Ricardo Matsukawa/VEJA.comBlack Friday 2014 na loja Extra, em São Paulo(Imagem:Ricardo Matsukawa/VEJA.com)Black Friday 2014 na loja Extra, em São Paulo

A tentação é grande, visto que as palavras “desconto” e “promoção” estão em todos os lugares. Para evitar gastos desnecessários, o Guia Bolso selecionou dicas para aproveitar a sexta-feira de descontos.

Adiante as compras do Natal
Imagem: DivulgaçãoAntecipe suas compras de natal(Imagem:Divulgação)Antecipe suas compras de natal

Para quem costuma presentear amigos e familiares no Natal, os descontos da Black Friday são uma ótima opção. Assim lojas lotadas e filas em caixas na época natalina são evitadas.

Compre produtos importados

A Black Friday também acontece em outros países e essa pode ser uma boa oportunidade para comprar produtos importados com um preço acessível. O consumidor deve se alertar e incluir as taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e converter a fatura do câmbio do dia (R$ 3,74 hoje).

Compre móveis para a casa nova
Lembre-se de comprar exatamente aquilo que precisa para não se complicar com cartão de crédito ou ter que recorrer ao cheque especial ou pagar um empréstimo.

Troque de celular ou TV

Imagem: DivulgaçãoSmartphones são os campeões de vendas (Imagem:Divulgação)Smartphones são os campeões de vendas

As vendas do ano de 2015 foram fracas e fabricantes de eletrônicos estão com estoques altos e devem apostar na Black Friday. Defina preços e modelos disponíveis para o seu perfil, assim o consumidor não corre o risco de comprar um produto mais caro porque está com um desconto maior.

Renove sua prateleira

Essa dica é para quem gosta de ler. Varejistas promovem sempre saldões de livros físicos e digitais (e-books) nesta época.

Verifique se o produto é Black Friday

Imagem: DivulgaçãoOs varejistas acreditam que este ano as vendas subirão 12% em relação à 2014(Imagem:Divulgação)Os varejistas acreditam que este ano as vendas subirão 12% em relação à 2014

Nem todos os produtos disponíveis nas lojas fazem parte da promoção. Os produtos devem estar identificados com um selo da campanha.

Contenha a euforia

Imagem: ReproduçãoContenha a euforia e mantenha o foco para não se endividar(Imagem:Reprodução)Contenha a euforia e mantenha o foco para não se endividar

Para não perder o controle e cair em tentação, é importante fazer uma lista com produtos de que precisa comprar e estipular um valor máximo que pode ser gasto com cada item.

Cheque se os sites são confiáveis

A Black Friday surgiu no país como uma forma de movimentar o comércio eletrônico, mas aos poucos foi ganhando popularidade e lojas físicas aderiram à sexta-feira de promoções.
Imagem: ReproduçãoFaça uma lista de produtos que você precisa e o valor que pode gastar(Imagem:Reprodução)Cheque se o site é confiável e faça uma lista de produtos que você precisa e o valor que pode gastar

Para comprar algo na internet, o primeiro passo é saber se o site é confiável. Regularmente o Procon-SP atualiza uma lista de endereços não confiáveis, que não cumprem as normas brasileiras. A lista pode ser encontrada no site do Procon-SP.

Compare os preços antes do dia

Já houve casos de varejistas que maquiaram os descontos e dias antes da Black Friday aumentaram os preços, para na data oferecer um desconto “atraente”. Por esse motivo é essencial fazer uma comparação de preços antes do dia “D”. Sites de comparações de preços permitem que o histórico de diversos produtos seja visualizado.

Mantenha o foco

Para não gastar ais do que pode, é necessário fazer uma lista pré-definida com os itens, modelos e preços comercializados no último mês e segui-la. Caso um produto não esteja com um desconto interessante, é melhor esperar outro saldão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.