Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Diabetes afeta quase 1 em 11 adultos no mundo, diz OMS

O Brasil é o quarto país do mundo com maior número de pessoas que possuem a doença.

De acordo com um relatório divulgado neste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes atinge quase 1 em cada 11 adultos no mundo. Nos anos 1980, havia cerca de 108 milhões de casos confirmados da doença, esse número elevou para 422 milhões em 2014.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de pessoas que possuem a doença. Atualmente, o país tem 14 milhões de diabéticos, esse número equivale cerca de 12% da população adulta.

De acordo com a Folha de São Paulo, existem dois tipos de diabetes: a do tipo 1 que corresponde cerca de 10% dos casos e atinge principalmente crianças e adolescentes. E a do tipo 2, que corresponde 90% dos casos e atinge pessoas com mais de 40 anos e está relacionada à obesidade e sedentarismo.

  • Foto: CookieDiabetes afeta quase 1 em 11 adultos no mundo, diz OMSDiabetes afeta quase 1 em 11 adultos no mundo, diz OMS

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Luiz Alberto Andreotti Turatti, os principais sintomas de diabetes do tipo 1 é sede, excesso de urina e cansaço. Já no tipo 2, as pessoas não costumam sentir sintomas, “a gente chama o tipo 2 de doença silenciosa. Ela é traiçoeira, porque a maioria das pessoas não tem sintomas, a não ser que a doença esteja descontrolada", fializou Turatti.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.