Fechar
GP1

Brasil

Dilma Rousseff defende programa Ciência sem Fronteiras

Alunos que não se dedicam ao Ciências sem Fronteiras desmerecem o País, disse Dilma.

Uma matéria publicada pela Agência Brasil exibia a reclamação de uma Universidade de Southampton, no Reino Unido. Um e-mail enviado para os alunos contemplados com um dos programas do Governo Dilma, “Ciências sem Fronteiras”, fala da hipótese que a instituição tinha cogitado de “deixar de oferecer estágios para estudantes no futuro” pela falta de dedicação dos brasileiros.

O estágio complementa bolsa dada pelo governo brasileiro aos intercambista. Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Alvorada, a presidente Dilma (PT) rebateu o matéria argumentando que os estudantes com este tipo de postura de não se dedicar ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) são minoria.

Imagem: Beto Nociti / Futura PressClique para ampliarDilma Rousseff(Imagem:Beto Nociti / Futura Press)Dilma Rousseff
"Os que fizerem isso são pessoas que estão desmerecendo o País, lamentavelmente", afirmou. "Isso não é significativo em relação aos que estão lá", disse a presidente. Ela disse ainda que os alunos que não atingem a nota mínima de fluência em inglês no curso que o governo também financia no exterior, é excluído do programa. "A universidade controla se ele está cumprindo o roteiro dele. Se não passar em inglês, volta sim para cá. Por que vai ficar lá?"

O Ciência Sem Fronteiras é um programa de 2011, e tem o objetivo de promover a mobilidade internacional de estudante, além de incentivar a visita de jovens pesquisadores altamente qualificados e professores seniores ao Brasil. A meta do governo é que 101 mil bolsas sejam oferecidas até o final deste ano.

A presidente defende o programa, que compõe uma de suas mais importantes ações em sua política educacional. "Uma das formas do país estreitar as diferenças entre a educação dada nos países desenvolvidos e a nossa é colocando os nossos estudantes por mérito, por mérito, para estudar no exterior. Ninguém nunca tinha colocado 101 mil estudantes no exterior”, disse ela, que anuncia antes de cumprir a meta, que a segunda etapa do programa, de mais 100 mil bolsas, será implantada em seu próximo mandato, caso seja eleita. Com Informações do site Terra

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.