Fechar
GP1

Política

Dilma sanciona lei que modifica novo Código de Processo Civil

A norma modificou 13 artigos do texto original do novo CPC.

A Lei 13.256/2016 que traz alterações no novo Código de Processo Civil (CPC), subsequente do projeto 168/2015, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff sem nenhum veto. A publicação da medida foi feita na última sexta-feira, 05, no Diário Oficial da União.

Imagem: Roberto Stuckert Filho/PRPresidente Dilma Rousseff sanciona Lei 13.256/2016 (Imagem:e)Presidente Dilma Rousseff sanciona Lei 13.256/2016 

A norma modificou 13 artigos do texto original do novo CPC. Entre as mudanças está a retomada de algumas ações, como a não obrigatoriedade do julgamento dos processos cíveis por ordem cronológica.

Além disso, foi decretado também o fim do chamado juízo prévio de admissibilidade dos recursos especiais (encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça - STJ), e dos extraordinários (ao Supremo Tribunal Federal - STF), no qual a avaliação deve ser realizada primeiro nos tribunais de segunda instância, para só depois ir para os tribunais superiores.

A modificação tem o intuito de agilizar o andamento dos processos judiciais em todo o Brasil. O projeto de lei, elaborado por uma comissão de juristas a comando do ministro do STF, Luiz Fox, havia sido aprovado no final de 2014 pelo Congresso Nacional e deve entrar em vigor no dia 17 de março deste ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.